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Pós-Graduação 10_Design de App's mobile

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Apresentação

O mercado de tecnologias móveis é, actualmente, um dos que apresenta um maior índice de crescimento. É inquestionável a forma como estas tecnologias transformaram o nosso quotidiano, tornando-se permanentemente presentes. Seja nos domínios do entretenimento, do lazer, da arte, da cultura, da informação ou da comunicação, seja nos domínios da educação, do desporto ou do comércio, as plataformas digitais, em particular, dos dispositivos móveis, constituem hoje uma fonte de oportunidade crescente para o desenvolvimento de conteúdos e produtos interactivos dirigidos a um público-alvo heterogéneo e ávido de aplicativos que satisfaçam as suas necessidades.

O mercado é tão dinâmico e em crescente desenvolvimento, que os profissionais desta área são amplamente requisitados. Os designers das áreas tecnológicas deverão ser conhecedores deste tipo de plataformas, dado o crescimento exponencial das necessidades de conteúdos e plicações móveis.

A criação de um APP móvel, assim como a criação de outro objecto de comunicação visual requer um  planeamento estratégico válido, um design atractivo, eficaz e que permita ao seu utilizador uma experiência gratificante e de fácil utilização. Para que o designer de APPs possa ser mais competitivo, deverá dotar-se de competências, não só em tecnologias móveis, da programação, do estudo da interactividade e do desenvolvimento de protótipos, mas também do design gráfico, da tipografia, da estruturação do layout e da ergonomia da informação.


Objectivos

. A Pós-Graduação em Design de APPS tem como objectivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de pensar e desenhar a estrutura, forma e comportamento de novos produtos, sistemas e serviços digitais interactivos, procurando estimular o desenvolvimento de novos aplicativos, produtos, serviços e sistemas interactivos que permitam aos utilizadores uma experiência de usabilidade eficaz, cativante e gratificante.

. Esta pós-graduação pretende formar profissionais criativos que pretendam desenvolver e associar as suas competências do domínio da tecnologia e da engenharia às do domínio do design, com o objectivo de serem capazes de apresentar respostas funcionais num mercado bastante exigente e competitivo.


Plano de estudos

O programa desta pós-graduação apresenta uma estrutura múltipla de sessões presenciais, de tipo teórico, teórico-prático e prático, em regime de contacto e tutoria.

Nas sessões de contacto serão veiculados conteúdos programáticos, desenvolvidas competências nos domínios das principais ferramentas digitais para o desenvolvimento de APPs Móveis, e, aplicados os conhecimentos e competências na criação de objectos de comunicação digitais.

O programa adoptará uma metodologia activa, com recurso à exploração de situações reais e simulações próximas da realidade com a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo desta pós-graduação. A metodologia abordada pretende criar novas situações de aprendizagem, focadas no desenvolvimento de projectos integrados que associem o design e a tecnologia.

Os conteúdos programáticos da pós-graduação em design de APPs Móveis estão direccionados para uma aprendizagem escalonada dos saberes projectuais que permitam ao aluno desenvolver interfaces de APPs funcionais, apropriados aos dispositivos móveis mais utilizados e relevantes do mercado. Partindo da criação de definições estratégicas identitárias que apresentem mais-valias e diferenciação na semântica, forma e função dos objectos de comunicação digitais, passando pela criatividade do argumento visual com o uso de tipografias digitais adequadas, de paletas de cor criteriosas, da diagramação, até ao desenho do protótipo, do estudo da usabilidade, na programação, na utilização dos softwares adequados.

O aluno conhecerá as técnicas e boas práticas de design de aplicativos cumprindo as guidelines dos fabricantes mais representativos, com as melhores práticas de desenvolvimento de produtos interactivos fundadas no cumprimento dos postulados da ergonomia da informação.


Coordenação

Arnaldo Costeira


Docentes

M 01. Formatos e Grelhas: a designar
M 02. Tipografia Digital: a designar
M 03. Forma e Cor: a designar
M 04. Mercado Móvel, Tecnologias e Sociedade: a designar
M 05. Marketing Digital e Marketing Móvel: Arnaldo Costeira
M 06. Geomarketing e Publicidade Móvel: Arnaldo Costeira
M 07. Human Computer Interaction (HCI); Interface, Interactividade e Usabilidade: a designar
M 08. Desenvolvimento e Estudo de Protótipo: a designar
M 09. Desenvolvimento de APPS: a designar
M 10. Linguagens de Programação: a designar
M 11. Tecnologias e APPS Móveis: a designar
M 12. Widgets e Bases de Dados: a designar
M 13. Métodos de Análise Qualitativa - Usabilidade: a designar
M 14. E-Commerce Móvel e Analytics: a designar
M 15. Direitos de Autor e Publicação de APPS: a designar


Destinatários

1. Designers graduados em Design de Comunicação Visual, Design Gráfico, Design, Multimédia e Produção dos Media e ainda graduados em Informática e Sistemas Interactivos  que queiram desenvolver competências especializadas na área do design de aplicações móveis e de produtos multimédia interactivos para telemóveis e tablets.

2. Profissionais activos nas áreas criativas e tecnológicas, com curriculum assinalável que pretendam aprofundar ou desenvolver os seus conhecimentos nesta especialidade do design de aplicações móveis e de produtos multimédia interactivos para telemóveis e tablets, de modo a proporcionar mais-valias de oferta aos seus clientes.

3. Profissionais activos nas áreas criativas e tecnológicas, com curriculum assinalável que pretendam aprofundar ou desenvolver os seus conhecimentos e competências na área da experiência do utilizador e metodologias de desenvolvimento de produtos interactivos centrados no utilizador.

4. Profissionais activos nas áreas criativas e tecnológicas, com curriculum assinalável que pretendam consolidar a sua carreira no domínio das novas tecnologias interactivas.

5. Estudantes de Design, Multimédia, Produção dos Media, Informática e Sistemas Interactivos que pretendam investir em formação especializada e pós-graduada.

6. Pessoas interessadas em inovação tecnológica ou profissionais que actuam na área da educação ou em áreas relacionadas ao uso de dispositivos móveis.

7. Ateliers de serviços de Design, de Multimédia, de Informática, de Sistemas Interactivos, Agências de Publicidade e empresas do sector Multimédia e Produção dos Media que pretendam investir na formação especializada dos seus colaboradores.


Condições de acesso

Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura mas com um currículo assinalável que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submeterem à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 328 Horas de contacto obterá 52 ECTS, de acordo com a legislação em vigor. Se o aluno completar 376 Horas de contacto que correspondem à soma das 328 Horas mais as 48 Horas de Metodologia da Investigação, obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.


Preço

_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10

Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até dia 22 de outubro de 2017_ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira prestação até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de Fevereiro de 2018_ 5% de desconto)

_ 4 x € 950 = € 3800 (Primeira prestação_ até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de dezembro de 2017, terceira prestação até dia 8 de abril de 2018 e última prestação até dia 8 de julho de 2018)

_ 10 x € 445 = € 4450 (Prestação mensal_ até dia 22 de outubro de 2017 a julho de 2018)