Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Pós-Graduação 09_Programação em Webdesign

image

Apresentação

A Pós-Graduação em Programação para a Web da ESTAL forma profissionais na área de desenvolvimento de aplicações web. O curso propõe uma formação sólida, atual e rigorosa, balizada, por um lado, pelo domínio em linguagens de programação em tecnologias de front-end (lado do cliente ou utilizador), assim como do lado do back-end (lado do servidor), não descurando alguns fundamentos essenciais a nível da gestão de projetos web, assim como alguns conceitos fundamentais de Design na criação de aplicações web com uma boa experiência para utilizador.

Serão ainda transmitidos conceitos de desenvolvimento web avançados para aplicações web com REACT e ANGULAR, assim como será abordada a criação de aplicações (app’s) “mobile” com tecnologias web.


Plano de estudos

O programa da pós-graduação apresenta uma estrutura múltipla de sessões presenciais, teóricas e práticas, em regime de contato e de orientação tutorial.

O plano de estudos será dividido em 23 módulos organizados por 5 Unidades Curriculares:

UNIDADES CURRICULARES
UC 01 Fundamentos de Desenvolvimento Web
UC 02 Tecnologias de Front-End
UC 03 Tecnologias de Back-End
UC 04 Integração e frameworks avançadas de JS
UC 05 Desenvolvimento Mobile com tecnologias web
UC 01- FUNDAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO WEB

M 01. Conceitos Fundamentais de UX (User eXperience Design) para a web
Neste módulo será feita uma introdução de conceitos de UX/UI para programadores web, assim como, se procurará dotar os alunos de competências mínimas a nível de ferramentas de Design como o Adobe Photoshop para a web.

M 02. Conceitos Fundamentais em Desenvolvimento Web
Neste módulo pretende-se comunicar aos alunos conceitos fundamentais de tecnologias web, internet, protocolos de comunicação, modelo cliente-servidor, entre outros conceitos essenciais em desenvolvimento web.

M 03. Ferramentas e ambiente de desenvolvimento web (10H) Este módulo pretende dotar os alunos de competências teóricas e técnicas na utilização e configuração de ferramentas essenciais para o planeamento, estruturação, gestão e desenvolvimento de uma aplicação web, como são o Git, npm, entre outros, assim como, a instalação e configuração de um sistema LAMP (web server, database server, e application server). Serão ainda introduzidos modelos de gestão de projetos web (Agile, Scrum, entre outros).

M 04. Gestão de um projeto Web
Este módulo pretende introduzir os alunos nos conceitos e nos modelos de gestão de projetos web (scrum, agile, entre outros).

UC 02 – TECNOLOGIAS DE FRONT-END

M 05. Introdução ao HTML (Hypertext Markup Language)
Neste módulo os alunos irão adquirir competências técnicas acerca da linguagem universal da web (HTML), história, evolução, assim como a utilização semântica da linguagem na criação de páginas web de acordo com os standards e tendências atuais.

M 06. Introdução às CSS (Cascading Style Sheet)
Este módulo pretende dotar os alunos de competências técnicas relativamente à terminologia e linguagem de CSS, criando e aplicando estilos de formatação na estrutura semântica anteriormente criada em HTML, assim como conceitos mais avançados de CSS3 (Animation, transitions, transforms, entre outros).

M 07. Responsive Web Design
O módulo introduz a abordagem Responsive Web Design e debruça-se sobre o design para dispositivos multiplataforma (desktop, mobile, tv, smartwatch, entre outros ), sobre as vantagens e limitações deste ambiente multiplataforma assim como nas boas práticas a seguir nestes novos media. O aluno aprenderá a desenvolver websites responsivos (numa perspectiva mobile-first) utilizando media queries, imagens responsivas e adquirindo noções de tipografia responsiva.

M 08. Projeto Intermédio

M 09. Introdução à Algoritmia e Programação (com Javascript)
Neste módulo pretende-se sensibilizar e dotar os alunos de conceitos básicos de programação recorrendo a ferramentas de algoritmia e lógica, utilizando como base a linguagem “universal” para a web - JAVASCRIPT

M 10. JAVASCRIPT (ES6) para a WEB
Neste módulo os alunos irão adquirir competências para criar páginas web dinâmicas, com recurso à linguagem de scripting JAVASCRIPT (JS), esta abordagem seguirá os novos standards, utilizando as novas ferramentas disponibilizadas a partir da versão ES6 (ECMAScript 2015) do Javascript.

M 11. JQuery
A utilização de frameworks de JS têm proliferado nos últimos anos, apesar disso, o JQuery é considerado quase como um “standard” em desenvolvimento web, este pequeno módulo pretende-se introduzir os formandos na utilização desta framework no intuito de facilitar a programação de sites dinâmicos.

M 12. Novas API’s de HTML5
Neste módulo, serão introduzidas algumas APIS e conceitos avançados de HTML5 / Javascript como são por exemplo: Geolocalização, Rich Media, Canvas, Drag & Drop, entre outras.

M 13. Projeto

UC 03 – Tecnologias de Back-End

M 14. Estruturação de Base de Dados e Linguagem SQL
Este módulo pretende dotar os alunos de competências no planeamento e desenho de uma estrutura de base de dados relacional, para dar suporte à informação de um website dinâmico.

M 15. Introdução à Programação Orientada a Objetos
Pretende-se com este módulo introduzir os alunos no paradigma e conceito de programação orientada a objectos.

M 16. Criação de websites dinâmicos com PHP
A linguagem “PHP” é uma linguagem interpretada no lado do servidor (Application Server), e utilizada pela grande maioria de websites para desenvolvimento de aplicações para a web, este módulo pretende dotar os alunos de competências para a criação de aplicações web (CMS, E-Commerce, Autenticação, etc), utilizando e recorrendo a estruturas de base de dados relacionais, para fornecer conteúdos dinâmicos no front-end de um website, aplicação ou sistema “Web Based”.

M 17. Frameworks de PHP, criação de CMS
Este módulo pretende dar a conhecer aos alunos algumas frameworks de PHP (wordpress, Symphony, Laravel, entre outros) de forma a facilitar o desenvolvimento de uma estrutura de CMS (Content Management System, vulgarmente designado por back-office) para uma aplicação web.

M 18. Projeto

UC 04 – INTEGRAÇÃO e FRAMEWORKS AVANÇADAS DE JS

M 19. AJAX e JSON com JS (ES6)
Este módulo pretende introduzir e dotar os alunos de competências na integração de sistemas web de “front-end” e “back-end”, criando chamadas “HTTP” ao servidor, quer via JS ou JQuery e interpretar a recepção desses dados para utilização no “front-end”.

M 20. REACT
Com a proliferação de frameworks de JS, o surgimento de novos paradigmas de programação (functional programming) e o aumento na complexidade no desenvolvimento de aplicações web, nomeadamente na criação de interfaces interactivas em constante atualização como são por exemplo o “facebook”, “instagram”, entre outras, tornou-se necessário criar ferramentas de desenvolvimento no intuito de facilitar a criação destas aplicações web mais complexas, por vezes designadas por “Single Page Applications” (SPA).
Este Módulo pretende introduzir os alunos na framework/library REACT desenvolvida pela equipa de developers do Facebook e Instagram, para o desenvolvimento deste género de aplicações web.

M 21. ANGULAR
À semelhança do React, a framework Angular foi desenvolvida pela equipa de developers da Google e pretende facilitar o desenvolvimento de aplicações web complexas, este módulo pretende introduzir os alunos na framework Angular para o desenvolvimento de SPA.

M 22. Projeto

UC 05 – DESENVOLVIMENTO “MOBILE” COM TECNOLOGIAS WEB

M 23. Desenvolvimento de aplicações mobile nativas e/ou híbridas com tecnologias web
Pretende-se neste módulo, dar a conhecer aos alunos algumas frameworks de tecnologias “web based”, para a criação de desenvolvimento de aplicações (app’s) “Mobile” nativas e/ou Híbridas (Phonegap, React Native, NativeScript).


Coordenação

João José Vicente Gonçalves

João José Vicente Gonçalves é Developer de Interacção e Multimédia, CEO e co-fundador da Empresa “Tomorrow Today, lda” e Cofundador da Cooperativa BagaBaga Studios, CRL.

Adobe Certified Expert and Adobe Certified Instructor, Manager da comunidade “Web, Graphic & Interaction Design User Group” da Adobe, João Gonçalves é grande entusiasta de novos Standards de desenvolvimento Web e Mobile como HTML5, CSS3 e Javascript.

Com formação em Matemáticas Aplicadas, na área de Informática, pela Universidade Lusíada, João José Vicente Gonçalves frequenta actualmente o Mestrado em Audiovisuais e Multimédia na ESCS.IP e é formador na área de Desenvolvimento Web na FLAG.

João Gonçalves versa ainda o seu trabalho na área das tecnologias que permitem desenvolver aplicações e experiências interactivas com maior foco numa boa User Experience para o utilizador.

“Interaction Design”, "Ambient Inteligence", "Pervasive Computing, “Physical Computing”, entre outros.

Ferramentas:
- Web Standards, HTML5, CSS3, JAVASCRIPT, REACT, ANGULAR, JQuery
- Boas práticas de Design de Interacção e Usabilidade e User Experience.
- Visualização da informação e visualização de dados.


Condições de acesso

Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura mas com um currículo assinalável que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submeterem à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 395 Horas de contacto obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.


Preço

_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento



_ 1 x € 3780 (Prestação única_ até dia 22 de outubro de 2017_ 10% de desconto)

_ 2 x € 1995 = € 3990 (Primeira prestação até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de Fevereiro de 2018_ 5% de desconto)

_ 4 x € 1050 = € 4200 (Primeira prestação_ até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de dezembro de 2017, terceira prestação até dia 8 de abril de 2018 e última prestação até dia 8 de julho de 2018)

_ 10 x € 445 = € 4450 (Prestação mensal_ até dia 22 de outubro de 2017 a agosto de 2018)