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Pós-Graduação 08_Web design

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Apresentação

A Pós-Graduação em Web Design da ESTAL pretende formar profissionais nas áreas de User Experience Design (UX) e Web Design. Este curso propõe uma formação sólida, atual e rigorosa, balizada, por um lado, pelos domínios do design específico para a Web e para os novos media e por outro, por uma componente relacionada com as tecnologias de informação.
O programa da Pós-Graduação em Web Design apresenta uma estrutura múltipla de sessões presenciais, teóricas e práticas, em regime de contato e de orientação tutorial.


Plano de estudos

O plano de estudos integra conteúdos teóricos e práticos, desenvolvendo competências nos domínios das principais ferramentas digitais para a Web e aplicados os conhecimentos e competências na criação de peças digitais.
Outra componente do plano de estudos, são as sessões tutoriais, nas quais será feito o acompanhamento dos projetos desenvolvidos que proporcionarão oportunidades para reflectir sobre os temas mais atuais das áreas de estudo, bem como a apreciação, correção e retificação dos referidos projetos.

O plano de estudos será dividido em 21 módulos organizados em 4 Unidades Curriculares:

UNIDADES CURRILARES

UC 01 User eXperience Design (UX) para a WEB
UC 02 Fundamentos de Web Design
UC 03 Tecnologias Web
UC 04 Marketing Digital

UC 01 User eXperience Design (UX) para a WEB
Desenhar experiências simples e intuitivas para o utilizador pode ser uma tarefa difícil. Os tópicos abrangidos neste módulo irão dotar os alunos com conhecimentos fundamentais que permitirão criar um produto final com uma boa experiência para o utilizador. Neste módulo, iremos explorar todos os elementos de UX e a importância de cada um no processo de desenvolvimento de um produto para a web.

M 01. Conceitos Fundamentais de UX para a WEB
Conceito, abordagens UCD, diferenças entre UX, UI (User Interface) e Usabilidade, fases de desenvolvimento e processo.

M 02. Estratégia e Público Alvo
Criação de documento estratégico e objetivos do produto, User Research e criação de arquétipos de público alvo.

M 03. Estratégia de Conteúdos e Especificações funcionais
Definição de cenários, “User Flows”, “journey Maps”, entre outras ferramentas e técnicas, criação e priorização de funcionalidades do produto, definição de estratégia de conteúdos adaptados aos objetivos, público alvo e especificações funcionais do produto.

M 04. Design de Interacção (IxD) e Arquitetura da Informação (AI)
Definição e organização da informação de acordo com a estratégia de conteúdos definida, definição e criação de “storyboards”, estruturar e definir interações e micro-interações para que o utilizador concretize os seus objectivos com eficácia, eficiência e satisfação.

M 05. Design de Interfaces (UI) e Design da Informação
Escolher as interfaces adequadas para todas as interações definidas anteriormente, desenvolvimento de “Wireframes”, organizar a forma como os conteúdos são apresentados ao utilizador para facilitar a sua percepção e compreensão.

M 06. Comunicação Visual
Definição e criação de todos os elementos comunicação visual do produto, criação de “protótipos”.

M 07. Conceito de Usabilidade
Conceito de Usabilidade, avaliação Heurística de usabilidade, criação, aplicação e análise de testes de usabilidade

M 08. Projeto da UC

UC 02 - Fundamentos de Web Design
Pretende-se desenvolver competências nos alunos na manipulação e otimização de imagens. Conteúdos incluem a definição da natureza de multimédia, tecnologias da internet, design digital vs. outros Média (ex. impressão), e optimização para a Web e Social Media. Os alunos irão produzir um portfólio de imagens, e um protótipo de produto para a web.

M 09. Fundamentos Web Design
Neste módulo abordam-se noções básicas de Web Design, história, teorias, técnicas e práticas da área do design para Web e tendências atuais (como mobile e outras plataformas de futuro) com o intuito de fornecer aos alunos competências para projetar e planear um produto para a web.

M 10. Adobe Photoshop para a Web
Pretende-se neste módulo dotar os alunos de competências técnicas em Adobe Photoshop, para a criação de elementos de UI (User Interface), elementos gráficos para a web, wireframes, entre outros “deliverables” gráficos e ferramentas que facilitam o processo de desenvolvimento de um produto para a web.

M 11. Adobe Illustrator para a Web
Pretende-se neste módulo dotar os alunos de competências técnicas em Adobe Illustrator, para a criação de elementos de UI (User Interface), elementos gráficos para a web, wireframes, entre outros “deliverables” gráficos, em formato vetorial como complemento ou alternativa ao Photoshop.

UC 03 - Tecnologías Web

M 12. Teoria dos media
Introdução ao HTML (Hypertext Markup Language)

M 13. Introdução às CSS (Cascading Style Sheets)
Este módulo pretende dotar os alunos de competências técnicas relativamente à terminologia e linguagem de CSS, criando e aplicando estilos de formatação na estrutura semântica anteriormente criada em HTML

M 14. Projeto intermédio

M 15. Responsive Web Design
O módulo introduz a abordagem Responsive Web Design, debruça-se sobre o design para dispositivos multiplataforma (desktop, mobile, tv, smartwatch ), as vantagens e limitações deste ambiente multiplataforma assim como as boas práticas a seguir nestes novos media. O aluno aprenderá a desenvolver Web sites responsivos (numa perspectiva mobile-first) utilizando media queries, imagens responsivas e adquirindo noções de tipografia responsiva.

M 16. Introdução ao Javascript
Neste módulo far-se-á uma introdução à linguagem de programação Javascript, o Javascript é a linguagem mais popular de momento, permitindo criar interactividade e melhorar a experiência do utilizador em produtos web, será também introduzida a framework JQuery de forma a facilitar na programação.

M 17. Conceitos avançados de HTML5 e CSS3
Neste módulo, serão introduzidas algumas API e conceitos avançados de HTML5 / Javascript (Geolocalização, Rich Media, Canvas, Drag & Drop, Ajax, JSON, entre outras) e CSS3 (Animation, Transforms, Transitions, …)

M 18. - Utilização e implementação de gestores de Conteúdos
Este módulo confere competências no que diz respeito aos sistemas de gestão de conteúdos, analisando diversas opções e funcionalidades e utilizando o WordPress como exemplo.

M 19. Administração e publicação online de um produto Web
Neste módulo, serão transmitidas competências aos alunos para passar um projeto/produto web de desenvolvimento para produção, fazer a administração, publicação e atualização do site num servidor web. Serão ainda abordados temas como Domínios, Registo de Domínios e alojamentos web.

M 20.Projeto Final da UC

UC 04 - Marketing Digital

M 21. Marketing Digital
Esta unidade curricular visa fornecer aos estudantes competências na área do marketing e publicidade digital, competências essas, necessárias à compreensão das relações que o novo paradigma digital proporciona a marcas, empresas, organizações, consumidores e utilizadores alterando também a atividade profissional do designer. São explorados os princípios do marketing digital, a avaliação e compreensão das fases de uma campanha de marketing digital, a percepção das características da publicidade digital, os seus novos suportes, formatos e formas de análise.

Coordenação

João José Vicente Gonçalves

João José Vicente Gonçalves é Developer de Interacção e Multimédia, CEO e co-fundador da Empresa “Tomorrow Today, lda” e Cofundador da Cooperativa BagaBaga Studios, CRL.

Adobe Certified Expert and Adobe Certified Instructor, Manager da comunidade “Web, Graphic & Interaction Design User Group” da Adobe, João Gonçalves é grande entusiasta de novos Standards de desenvolvimento Web e Mobile como HTML5, CSS3 e Javascript.

Com formação em Matemáticas Aplicadas, na área de Informática, pela Universidade Lusíada, João José Vicente Gonçalves frequenta actualmente o Mestrado em Audiovisuais e Multimédia na ESCS.IP e é formador na área de Desenvolvimento Web na FLAG.

João Gonçalves versa ainda o seu trabalho na área das tecnologias que permitem desenvolver aplicações e experiências interactivas com maior foco numa boa User Experience para o utilizador.

“Interaction Design”, "Ambient Inteligence", "Pervasive Computing, “Physical Computing”, entre outros.

Ferramentas:
- Web Standards, HTML5, CSS3, JAVASCRIPT, REACT, ANGULAR, JQuery
- Boas práticas de Design de Interacção e Usabilidade e User Experience.
- Visualização da informação e visualização de dados.


Destinatários

1. Profissionais graduados em design de comunicação, design Industrial, design de produto, arquitetura, artes plásticas, educação artística, comunicação social e outras áreas afins.
2. Profissionais de nível superior, ativos nos sectores da indústria, comércio e serviços, que necessitam de capacitar-se na área de Web Design.
3. Ativos na área da informática e/ou design gráfico, que pretendem adquirir formação na área de projeto e construção de Web sites, sites mobile e novos media.
4. Profissionais do Web Design que queiram melhorar as suas aptidões para, assim, acompanharem uma indústria em constante desenvolvimento.


Condições de acesso

Elementos a incluir na candidatura
Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do Cartão do Cidadão e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.

Número Máximo de Participantes_ 30 alunos


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura mas com um currículo assinalável que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submeterem à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 376 Horas de contacto obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.


Prazos

Início das aulas
_ 17 de Outubro

Preço

_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até dia 22 de outubro de 2017_ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira prestação até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de Fevereiro de 2018_ 5% de desconto)

_ 4 x € 950 = € 3800 (Primeira prestação_ até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de dezembro de 2017, terceira prestação até dia 8 de abril de 2018 e última prestação até dia 8 de julho de 2018)

_ 10 x € 365 = € 4015 (Prestação mensal_ até dia 22 de outubro de 2017 a julho de 2018)