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Pós-Graduação 08_Web design

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Apresentação

A 10ª edição da Pós-Graduação em Web Design 2016, pretende formar profissionais nas áreas de Web Design e Novos Media. O curso propõem uma formação sólida, atual e rigorosa, balizada, por um lado, pelos domínios do design específico para a Web e para os novos media (mobile, realidade aumentada, realidade virtual) e por outro, por uma componente de tecnologias de informação. O programa de pós-graduação apresenta uma estrutura múltipla de sessões presenciais, teóricas e práticas, em regime de contacto e de orientação tutorial.


Plano de estudos

O plano de estudos conta com sessões de contacto nas quais serão veiculados conteúdos teóricos e práticos, desenvolvidas competências nos domínios das principais ferramentas digitais para a Web e aplicados os conhecimentos e competências na criação de peças digitais. Outra componente do plano de estudos, são as sessões tutoriais, nas quais será feito o acompanhamento dos projetos desenvolvidos que proporcionarão momentos de reflexão sobre os temas mais atuais da área de Web Design, bem como a apreciação, correção e rectificação dos referidos projetos.

O plano de estudos será dividido em dezoito módulos:

M 01. Fundamentos de Web Design
No módulo um da pós graduação em Web Design, abordam-se as noções básicas de Web Design, história, teorias, técnicas e práticas da área do design para Web com o intuito de fornecer aos alunos competências para projetar, criar e publicar páginas para internet. Esclarecem-se nomeadamente os conceitos de hipertexto, multimédia, interatividade, usabilidade e acessibilidade. Explicam-se os fundamentos de design para internet desde o uso da cor na Web à organização do layout e composição, assim como, a estruturação da arquitetura da informação e os Web standards. Neste módulo inicia-se a aprendizagem da linguagem de marcação de hipertexto (HTML) e a formatação de estilos através de CSS.

M 02. Tipografia para a Web
O módulo dois, Tipografia para a Web, tem uma componente teórica que aborda as famílias tipográficas segundo a sua história, as tendências e as respectivas características morfológicas, no sentido de contribuir para uma adequação conveniente das fontes às diferentes aplicações digitais. Serão abordados os valores da legibilidade, da rapidez de leitura, do impacto e da plasticidade num meio como a Web.

M 03. User Experience Design
O módulo de User Experience Design (UXD) visa fornecer aos estudantes competências na área conceptual e metodológica, essenciais para o desenvolvimento de projetos centrados no utilizador. A exploração dos conceitos de User Experience Design, a percepção de métodos e processos expostos de forma estruturada e disseminados sistematicamente em prática proporcionam aos discentes um conhecimento vasto do UXD promovendo a utilização desta abordagem de forma adequada nos projetos propostos.

M 04. Cibercultura
No módulo quatro da pós graduação em Web Design pretende-se que o aluno seja capaz de adquirir conhecimentos teóricos abrangentes sobre a Cibercultura, especificando as mutações que a sociedade, a arte e o design vêm sofrendo neste novo contexto digital.
Os conteúdos programáticos propostos debruçam-se sobre as áreas mais importantes e atuais da Cibercultura, permitindo o estudo e a análise crítica das obras de autores de referência como Castells, Bell ou Turkle. Os conteúdos do módulo constituem um primeiro contacto na incursão teórica das áreas do Web design e dos novos media.

M 05. Programação Orientada à Web
O módulo cinco, tem como objectivos, dotar o discente de conhecimentos teóricos acerca da programação orientada à Web – client-side – e competências técnicas e práticas relacionadas com a programação com JavaScript e a framework, jQuery. O módulo debruçar-se-á mais concretamente sobre as características da linguagem de programação JavaScript, declarações, variáveis e funções em JavaScript, o controlo de documentos, o uso de eventos utilizando esta linguagem de programação, as HTML5 API’s e a explicação do uso da framework jQuery. Estes conteúdos programáticos assumem-se como sendo uma introdução a uma área que embora historicamente distinta do design será cada vez mais transversal e necessária ao profissional de Web design, seja pela exponenciação da liberdade criativa eliminando assim as barreiras de natureza técnica, seja pela criação de uma visão mais ampla e aprofundada dos domínios técnicos.

M 06. Motion Graphics & VFX
O módulo, Motion Graphics & Visual Effects, visa fornecer aos discente competência teóricas relacionadas com a linguagem audiovisual e os princípios de animação e competências técnicas avançadas na edição de conteúdos vídeo e na produção de conteúdos Motion Graphics.

M 07. Som para a Web
O módulo sete, debruça-se sobre a edição de áudio e a sua aplicação em projetos Web. Abordam-se as temáticas da mistura de áudio e técnicas de captação, a aplicação de efeitos dinâmicos, temporais, espaciais e digitais, a definição e compreensão dos conceitos de (a)tonalidades, timbres, estruturas e significação musical e a questão de sincronização, paralelismo e contraponto entre som e imagem.

M 08. Realidade Aumentada e Realidade Virtual
O módulo oito, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, aborda os conceitos, a história e as características e tecnologias associadas a estes dois meios. Observam-se diversas possibilidades e áreas de aplicação analisando-se projetos nacionais e internacionais. O aluno aprende neste módulo a utilizar plataformas de RA e RV, desenvolvendo experiências únicas e potenciando a relação real/virtual. Outro dos objectivos do módulo é a compreensão das estratégias de transposição, adaptação, acesso e promoção de conteúdos vídeo, motion graphics, áudio e 3D nestes novos media.

M 09. Projeto de Web Design I
Neste módulo realizam-se Projetos Web de acordo com as competências adquiridas nos oito primeiros módulos.

M 10. Responsive Web Design
O módulo dez introduz a abordagem Responsive Web Design, debruça-se sobre o design para dispositivos móveis, as vantagens e limitações do mobile e os Web standards do World Wide Web Consortium (W3C) para mobile. O aluno aprende a desenvolver Web sites responsivos (mobile-first e desktop-first) utilizando media queries, imagens responsivas e adquirindo noções de tipografia responsiva.

M 11. Animação e Interatividade em HTML5
O módulo animação e interatividade em HTML 5, tem como objectivos o desenvolvimento de competências no que diz respeito à utilização das principais tags de HTML5, CSS3 (transformations transitions, animations) e ao uso de animação e interatividade em HTML5 com recursos a diversos softwares.

M 12. Sistemas de Gestão de Conteúdos
O módulo doze da pós-graduação em Web Design confere competências no que diz respeito aos sistemas de gestão de conteúdos, analisando diversas opções e funcionalidades e utilizando o WordPress como exemplo.

M 13. Teoria dos media
Este módulo visa fornecer aos discentes conhecimentos sobre a teoria dos media, a genealogia dos media, a identificação dos principais paradigmas, as teorias e autores dos velhos e dos novos media, assim como, construir pensamentos críticos e argumentativos que conjuguem as relações entre cultura, arte, media, realidade, e novos media. Estudam-se os autores basilares e as suas teorias – como Walter Benjamin, Marshall McLuhan, Jean Baudrillard, Paul Virilio e Vilém Flusser, entre outros – e os autores de proa ligados com os novos media e a sua influência na sociedade – como Sherry Turkle, Lev Manovick, Nicholas Negroponte ou Kevin Kelly.

M 14. Design de Apps
O módulo, Design de Apps, visa fornecer aos estudantes competências necessárias para a conceptualização e o design de aplicações para dispositivos móveis. O programa do módulo, debruça-se sobre a exploração dos princípios de experiência do utilizador para mobile, o reconhecimento das design patterns e a compreensão profunda das diversas fases de desenvolvimento de protótipos.

M 15. Desenvolvimento de Apps
O módulo quinze da pós-graduação em Web Design aborda o desenvolvimento de projetos híbridos orientados ao sistema operativo móvel (Ios, Balckberry, Windows Phone, Android) possibilitando mais concretamente ao discente, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. O módulo debruça-se sobre a utilização e compreensão das funcionalidades da framework Adobe PhoneGap, a exploração dos sensores e serviços dos dispositivos e a consciencialização dos processos de finalização e distribuição.

M 16. Animação e Modelação 3D
A compreensão dos conceitos relacionados com os conteúdos tridimensionais, o reconhecimento das potencialidades criativas destes conteúdos, a modelação de objetos volumétricos e a animação 3D são competências que este módulo visa fornecer aos discentes. A componente teórica explícita as características e conceitos dos ambientes e objetos tridimensionais, dá a conhecer uma breve história da tridimensionalidade e revela exemplos de obras e conteúdos tridimensionais. Na vertente prática, a matéria é vertida de forma sistemática explorando e aprofundando, as funcionalidades do software Cinema 4D no que diz respeito à modelação de objetos tridimensionais, à sua posterior animação, à sua integração com outros conteúdos e à sua disponibilização em diversos media como a Web ou o mobile.

M 17. Publicidade e Marketing Digital
O módulo dezassete, visa fornecer aos estudantes competências na área do marketing e publicidade digital, competências essas, necessárias à compreensão das relações que o novo paradigma digital proporciona a marcas, empresas, organizações, consumidores e utilizadores alterando também a atividade profissional do designer. São explorados os princípios do marketing digital, a avaliação e compreensão das fases de uma campanha de marketing digital, a percepção das características da publicidade digital, os seus novos suportes, formatos e formas de análise.

M 18. Projeto de Web Design II
No módulo, Projeto de Web Design II, realizam-se Projetos Web avançados de acordo com as competências adquiridas nos últimos oito módulos.

Coordenação

Professora Doutora Joana Casteleiro


Docentes

Joana Casteleiro_ Fundamentos de Web Design, Projeto de Web Design I, Realidade Aumentada e Virtual, Responsive Web Design, Animação e Interatividade em HTML5, Projeto de Web Design II
Doutorada (PhD) em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa com a tese “Design para Realidade Aumentada: Um Estudo em Contexto Educativo”. Possui um mestrado em Design Multimédia na Universidade da Beira Interior e uma licenciatura na mesma área e Universidade. É professora adjunta na ESTAL desde 2014 e professora auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2010. Leccionou também no ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação. Anteriormente trabalhou como designer para a agência digital Tribal DDB Lisboa e para outras agências europeias do mesmo grupo (Tribal DDB Amsterdam, Milan, London, Paris). Trabalhou com marcas como a Volkswagen, Nike, Johnson & Johnson, Unicef, Phillips, Caixa Geral de Depósitos, Henkel, Millenium BCP, Guardian Newspapers, Pfizer, Ziggo, Albero, Neutrogena, KLM Royal Dutch Airlines. Durante esse período de tempo ganhou importantes prémios internacionais na área de Web Design (FWA - Internacional Websites Awards - 4th May 2009). No início da sua carreira trabalhou como designer e investigadora na Universidade da Beira Interior onde se debruçou sobre a importância do design na aprendizagem digital e as novas características do design para a Web.

Jorge dos Reis_ Tipografia para a Web
Foi aprendiz tipógrafo com um primeiro oficial de tipografia da Imprensa Nacional numa antiga oficina tipográfica do Cais do Sodré em Lisboa. Após esta experiência o seu trabalho tem explorado a utilização da velha tipografia Gutenberguiana enquanto meio de expressão visual relacionando constantemente a palavra impressa com o seu contraponto sonoro e fonético. Estudou tipografia em Inglaterra e música em Lisboa. Frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional onde foi aluno da classe de canto do barítono António Wagner Diniz e contactou de perto com os compositores Paulo Brandão e Jorge Peixinho; em 1995 foi aluno na Norwich School of Art & Design estudando no seu letterpress studio. Em 1996 frequentou o Typography Workshop de Alan Kitching em Londres com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e no ano lectivo 2003-2004 realizou o Research Methods Course do Royal College of Art também em Londres com uma bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia.
É licenciado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE. Doutorado em Design de Comunicação pela FBAUL.
Foi docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia e Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar e no IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. Atualmente é docente na Faculdade de Belas-Artes e na ESTAL.

Luís Carmelo_ Cibercultura
Escritor, ensaísta e cronista é doutorado (PhD) pela Universidade de Utreque (Holanda) e é autor de uma obra extensa que atravessa áreas distintas, nomeadamente a comunicacional, a cultural, a semiótica e a literária. É professor na Licenciatura de Design de Comunicação da ESTAL.

Luís Filipe Monteiro Lima_ Teoria dos Media
Doutor (PhD) em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade nova de Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Professor universitário em cadeiras como Escrita Criativa, Teorias da Imagem e Tecnologias da Comunicação. Tradutor e autor de diversas obras.

Rui Santos_ Motion Graphics & VFX, Sistemas de Gestão de Conteúdos
Especialista em Audiovisuais e Produção dos media e licenciado em Design Gráfico pelo IADE. Recebeu prémio Young Lions Cannes: na categoria Web em 2006, foi Júri convidado para a eleição da dupla a concorrer nos Young Lions de 2008. É Web designer na Wonder Design desde 2006 e docente na ESTAL desde 2012.

Pedro Catarino_ Animação e Modelação 3D
Mestre em Gestão de Marcas, pós-graduado pelo IADE em Imagem e Comunicação, licenciado pelo IADE em Design. Especializou-se na Central Saint Martins, University of the Arts London em Design Experience. Foi professor de animação e modelação 3D em diversas escolas (IADE, Magestil, etc) atualmente lecciona na ESTAL. Trabalhou na Euro RSCG e Visual Attack. Ao longo da sua carreira ganhou inúmeros prémios relacionados com a área da modelação e animação 3D nomeadamente o Best Portuguese Animation Shortcut Film - Monstra 2014, Best Exhibition Stand Award - Alimentária Lisboa 2009, Best Exhibition Stand Award - Expo Tic Angola 2015, Sponge Creative Hub self-promotion - Meios & Publicidade Design Awards 2014.

Destinatários

1. Profissionais graduados em design de comunicação, design Industrial, design de produto, arquitetura, artes plásticas, educação artística, comunicação social e outras áreas afins.
2. Profissionais de nível superior, ativos nos sectores da indústria, comércio e serviços, que necessitam de capacitar-se na área de Web Design.
3. Ativos na área da informática e/ou design gráfico, que pretendem adquirir formação na área de projeto e construção de Web sites, sites mobile e novos media.
4. Profissionais do Web Design que queiram melhorar as suas aptidões para, assim, acompanharem uma indústria em constante desenvolvimento.


Condições de acesso

Elementos a incluir na candidatura
Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do Cartão do Cidadão e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.

Número Máximo de Participantes_ 30 alunos


Prazos

Início das aulas
_ 31 de Outubro

Preço

_ Valor: € 3800 (pago em 4 prestações)
_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até 14 de Outubro de 2016 _ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira única até 14 de Outubro de 2016 e segunda prestação até 6 de Fevereiro de 2017 _ 5% de desconto)

_ 4 x € 975 = € 3800 (Primeira prestação_ até 14 de Outubro de 2016, segunda prestação até 5 de Dezembro de 2016, terceira prestação até 7 de Abril de 2017 e última prestação até 2 de Junho de 2017)

_ 12 x € 335 = € 4020 (Prestação mensal do dia 14 de Outubro de 2016 até ao dia 14 de Setembro de 2017 _ 5.8% de agravamento)