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Pós-Graduação 07_Design Espaços Comerciais

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Apresentação

O Design de Espaços Comerciais é uma especialização das áreas projectuais do Design de Ambientes também denominado por Design de Interiores e da Arquitectura, fazendo, para tal, uso de metodologias conceptuais e programáticas desenvolvidas para dar respostas criativas e eficazes num mercado cada vez mais diferenciado e, consequentemente, mais informado e exigente.

O objectivo de um espaço comercial pode ser, vender produtos, vender serviços ou vender ideias. Dada a generalização da oferta e a concorrência aberta que os mercados assumiram, a diferenciação da procura passa, não apenas, pela diferenciação da marca e aplicações da mesma, na sua dimensão formal, como também, e sobretudo, pela tipificação dos espaços comerciais. As lojas, os quiosques, os stands, os pontos de venda ou promoção, asseguram essa diferenciação ao fazerem parte do conceito de venda da marca e, muitas vezes, este aspecto é o principal factor de eleição e decisão do público.

Da definição conceptual de uma estratégia desenvolvida para o argumento visual de uma marca, passando pelos valores associados à mesma, até ao desdobramento conceptual dos valores na materialização do espaço conceptual, formal e físico, na construção dos volumes, das texturas, dos materiais, da cor do espaço, da luz, da escala, das proporções, da morfologia, da geometria, da distribuição e organização do espaço, da vivência, do uso, passando por condicionantes estruturais, tecnológicas, produtivas, logísticas, ambientais, éticas e antropológicas, o design de espaços comerciais constitui um programa complexo e multidisciplinar.


Objectivos

. A Pós-Graduação em Design de Espaços Comerciais, sendo uma área de especialização, dará continuidade a formações anteriores nas áreas do Design, em particular no Design de Ambientes ou Interiores e da Arquitectura.

. A meta pedagógica desta pós-graduação é dotar os designers com competências teóricas e práticas assimiladas nesta especialidade de conhecimento de forma a favorecer uma plena integração no mercado do trabalho, e, noutros casos, num aperfeiçoamento das capacidades de jovens profissionais que já tenham contacto com este universo.


Plano de estudos

Os conteúdos programáticos desta Pós-Graduação estão direccionados para uma aprendizagem escalonada dos saberes projectuais afectos por um lado, ao design identitário, tipográfico e de marca, e por outro lado, maioritariamente as áreas do design de espaços interiores e ambientes.

Desenvolvendo-se através de unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e práticas, esta Pós-Graduação procura, na sua estrutura curricular, uma integração activa dos diferentes saberes, usando uma metodologia pedagógica que reúne três tipologias de aula:

_ Sessões de contacto onde serão veiculados os conteúdos programáticos e desenvolvidos os diferentes conhecimentos, com particular incidência na área de projecto e criatividade, linguagem gráfica, ferramentas técnicas (softwares), tecnologias e materiais, iluminação, design de management, legislação aplicável e noção de obra;

_ Visitas ao exterior, promovendo o contacto com fornecedores, ateliers de design, espaços comerciais pertinentes, feiras e certames e obras em curso;

_ Tutorias de acompanhamento dos projectos desenvolvidos cujo interesse fundamental será a discussão de metodologias empregues e resultados alcançados intra-turma.

A Pós-Graduação em Design de Espaços Comerciais aposta numa formação muito focada no trabalho de campo, desde o projecto à obra final.


Coordenação

Arq. Susana de Moura


Docentes

M 01. Formatos e Grelhas: Fabiana Costa
M 02. Tipografia: Ruben Dias
M 03. Forma e Cor: Marco Balesteros
M 04. Edição de Imagem – Photoshop: Rita Múrias
M 05. Modelação - Vectorworks: Carlos Messias
M 06. Conceitos e Métodos de Exposição: Arq. Susana Moura
M 07. Desenho e Pensamento Criativo: Arq. Susana Moura
M 08. Desenho e Comunicação: Arq. Susana Moura
M 09. Desenho Vectorial – Illustrator: Vasco Chaparro
M 10. Modelos e Protótipos: Leonardo Springer
M 11. Investigação e Metodologia Projectual: Fabiana Costa
M 12. O História dos Espaços Comerciais: Sandra Silva
M 13. Análise do Consumo: João Santareno
M 14. Sociologia da Imagem: João Santareno
M 15. Design de Espaços Comerciais: Arq. Francisco d’Orey Moreira
M 16. Worshop – Atelier de Design: Arq. Francisco d’Orey Moreira
M 17. Worshop – Espaços Comerciais: Arq. Susana Moura
M 18. Worshop – Oficinas e Fornecedores: Carlos Messias
M 19. Worshop – Design Management: Sílvio Pimparel
M 20. Iluminação e Projecto: Sílvio Pimparel
M 21. Tecnologias e Materiais de Construção: Carlos Messias
M 22. Tecnologias de Climatização: Arq. Ana Morgado
M 23. Legislação e Projecto: Arq. Ana Morgado
M 24. Desempenho em Obra: Arq. Ana Morgado


Destinatários

1. Designers graduados em Design de Comunicação Visual, Design Industrial ou de Equipamento, Design de Ambientes ou de Interiores, Arquitectos, que queiram desenvolver competências especializadas na área do Design dos Espaços Comerciais.

2. Profissionais activos na área do design, da arquitectura e da construção civil, com curriculum assinalável que pretendam aprofundar ou desenvolver os seus conhecimentos nesta especialidade do design de modo a proporcionar mais valias de oferta aos seus clientes.

3. Profissionais das áreas do design e artísticas, interessados em conhecer, adquirir e aprofundar conhecimentos em linguagem gráfica, tipologias de materiais, arquitectura, espaços interiores, volumetrias, mobiliário, iluminação, tecnologias de modelação.

4. Ateliers de serviços de Design, Ateliers de Arquitectura, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam investir na formação especializada dos seus colaboradores.


Condições de acesso

Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura mas com um currículo assinalável que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submeterem à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 328 Horas de contacto obterá 52 ECTS, de acordo com a legislação em vigor. Se o aluno completar 376 Horas de contacto que correspondem à soma das 328 Horas mais as 48 Horas de Metodologia da Investigação, obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.


Preço

_ Valor: € 3800 (pago em 4 prestações)
_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até 16 de Setembro de 2016 _ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira prestação_ até 16 de Setembro de 2016 e segunda prestação até 6 de Fevereiro de 2017 _ 5% de desconto)

_ 4 x € 975 = € 3800 (Primeira prestação_ até 16 de Setembro de 2016, segunda prestação até 5 de Dezembro de 2016, terceira prestação até 7 de Abril de 2017 e última prestação até 2 de Junho de 2017)

_ 12 x € 335 = € 4020 (Prestação mensal do dia 5 de Setembro de 2016 até ao dia 5 de Agosto de 2017 _ 5.8% de agravamento)