Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Pós-Graduação 04_Design de Embalagem

image

Apresentação

As embalagens constituem uma presença permanente no nosso quotidiano, estabelecendo a primeira interface na relação de consumo e fruição de qualquer produto.

Uma embalagem, contem, protege, conserva, informa e vende.

O design de embalagem agrega a dimensão volumétrica e material à dimensão comunicacional, nos seus requisitos semânticos, formais e funcionais, sendo que pode abranger as valências projectuais das áreas do design de comunicação visual, do design industrial e o planeamento estratégico operado na área do marketing mix.

Da definição conceptual de uma estratégia desenvolvida para o argumento visual da embalagem, passando pelos valores associados à marca, até às condicionantes estruturais, tecnológicas, produtivas, logísticas, ambientais, éticas e antropológicas, o design de embalagem constitui um programa complexo e multidisciplinar.

Neste contexto e provida de uma experiência pioneira no ensino superior em Portugal, a ESTAL reeditara, em Janeiro de 2014, a Pós-graduação em Design de Embalagem que pretende formar especialistas academicamente reconhecidos nas competências chave desta área projectual.


Objectivos

. Conferir o perfil de competências de um Designer de Embalagem, capaz de responder eficazmente às necessidades projectuais das diferentes embalagens tipo nas suas dimensões de comunicação, e de volumetria direccionadas à comunicação na sociedade contemporânea;

. Aprofundar conhecimentos conceptuais, estratégicos e técnicos orientados para aplicações criativas e originais no universo do design de embalagem na comunicação visual;

. Desenvolver capacidades reflexivas, estratégicas e metodológicas na criação do argumento visual na sua dimensão formal, semântica e funcional.

. Estreitar uma aproximação à prática profissional em contexto de trabalho real nas dimensões conceptuais, técnicas, de produção e interpessoais.


Plano de estudos

O programa desta pós-graduação apresenta uma estrutura múltipla de sessões presenciais, de tipo teórico, teórico-prático e prático, em regime de contacto e tutoria.


Coordenação

Designer Fabiana Costa


Docentes

M 01. Formatos e Grelhas: Fabiana Costa
M 02. Tipografia: Professor Jorge dos Reis
M 03. Forma e Cor: Arnaldo Costeira
M 04. Edição de Imagem – Photoshop: Arnaldo Costeira
M 05. Produção fotográfica: Nelson Tondela
M 06. Edição de Fotografia e Enquadramentos: Arnaldo Costeira
M 07. Ilustração: Elsa Escaja
M 08. Design Esquemático: Rui Santos
M 09. Desenho Vectorial – Illustrator: Vasco Chaparro
M 10. Modelos e Protótipos: Leonardo Springer
M 11. Pensamento Estratégico: Fabiana Costa
M 12. História da Embalagem: Arnaldo Costeira
M 13. Análise do Consumo: Jorge Martins
M 14. Sociologia da Imagem: João Santareno Sousa
M 15. Classificação da Embalagem: Leonardo Springer
M 16. Marca, Sub-Marcas e Extensão da Marca: Fabiana Costa
M 17. Projecto 1 - Rotulagem: Fabiana Costa
M 18. Projecto 2 - Embalagem: Rui Santos
M 19. Workshop de Embalagem Nova: Leonardo Springer
M 20. Materiais e Tecnologias: Leonardo Springer
M 21. Tecnologias e Produção Gráfica: Arnaldo Costeira
M 22. Gestão do Design: Arnaldo Costeira
M 23. Modelação 3D – Cinema 4D: Pedro Catarino
M 24. Animação – Cinema 4D: Pedro Catarino
M 25. Normas e Legislação: Pedro Pedra
M 26. Higiene e Segurança no trabalho: Pedro Pedra
M 27. Design Sustentável: David Camoucho


Destinatários

1. Designers graduados em Design de Comunicação Visual, Design Industrial ou de Equipamento, Arquitectos, que queiram desenvolver competências especializadas na área do design de embalagem.

2. Profissionais activos na área do design, com curriculum assinalável que pretendam aprofundar ou desenvolver os seus conhecimentos nesta especialidade do design de modo a proporcionar mais valias de oferta aos seus clientes.

3. Profissionais das áreas do design e artísticas, interessados em conhecer, adquirir e aprofundar conhecimentos em linguagem gráfica, tipologias de materiais e volumetrias e tecnologias de modelação.

4. Ateliers de serviços de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam investir na formação especializada dos seus colaboradores.


Condições de acesso

Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e três fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.

Data de divulgação da lista de inscritos 10 dias úteis antes da realização do workshop.


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura mas com um currículo assinalável que obtiverem, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registarem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submeterem à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 328 Horas de contacto obterá 52 ECTS, de acordo com a legislação em vigor. Se o aluno completar 376 Horas de contacto que correspondem à soma das 328 Horas mais as 48 Horas de Metodologia da Investigação, obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.

Preço

_ Valor: € 3800 (pago em 4 prestações)
_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até 16 de Setembro de 2016 _ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira prestação_ até 16 de Setembro de 2016 e segunda prestação até 6 de Fevereiro de 2017 _ 5% de desconto)

_ 4 x € 975 = € 3800 (Primeira prestação_ até 16 de Setembro de 2016, segunda prestação até 5 de Dezembro de 2016, terceira prestação até 7 de Abril de 2017 e última prestação até 2 de Junho de 2017)

_ 12 x € 335 = € 4020 (Prestação mensal do dia 5 de Setembro de 2016 até ao dia 5 de Agosto de 2017 _ 5.8% de agravamento)