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Pós-Graduação 03_Design de Marca

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Apresentação

O design de marca corresponde, na sua dimensão formal, à área do design de comunicação visual dedicada à criação de imaginários e argumentos visuais definidores da identidade de uma empresa, produto, serviço ou evento.

A identidade visual engloba as componentes gráficas que, em conjunto, fornecem um sistema para identificar e representar a marca, tais como logótipo (palavra escrita que é a denominação institucional identificadora de uma entidade, empresa ou instituição, de um produto ou de um serviço), símbolo (signo), cores (o universo cromático que a define) e tipos de letras, sendo que o todo terá deliberadamente uma tipologia própria adequada aos seus requisitos semânticos, funcionais e morfológicos.

A marca tem como funções básicas, identificar a empresa, o produto ou o serviço, distingui-la da concorrência, gravar a marca na memória do grupo-alvo (pregnância) e ser reconhecível na associação directa com as suas atividades, produtos e/ou serviços que representa.

A marca, no seu aspecto físico tangível, formal, conceptual e semântico, coexiste num sistema complexo, que abrange diversas áreas do saber, nomeadamente, as afectas à economia, às tecnologias, aos mercados e meios mediáticos, a disciplinas sociológicas, psicológicas, jurídicas e institucionais que, no seu conjunto, estão na base da estratégia e gestão da imagem da marca.

As peças desenvolvidas mais frequentemente em design de marca são: a marca e as assinaturas da marca, o manual de normas gráficas ou o kit de normas gráficas (quando se trata de um projecto mais pequeno em escala e orçamento) que se apresenta como um diário da marca nas suas características semânticas, formais e funcionais onde, além disso, são definidas todas as regras que garantem uma correcta aplicação da marca assegurando que a identidade deverá ser comunicada com coerência, com os valores conceptuais e formais da marca por forma a contribuir para uma imagem visual uniforme; os estacionários e as aplicações.

As aplicações da marca variam consoante a natureza da empresa, produto ou serviço para a qual se irá criar ou redesenhar a marca.

A delimitação conceptual do tema, design de marca, nesta pós-graduação abrangerá uma óptica formal e do sistema semiótico da marca, pelos elementos gráficos que a constituem e pela estratégia semântica subjacente à sua criação formal (morfológica).

Da definição conceptual de uma estratégia desenvolvida para o argumento visual da marca e aplicações da marca, passando pelos valores associados à marca, até às condicionantes estruturais, tecnológicas, produtivas, logísticas, ambientais, éticas e antropológicas, o design de marca constitui um programa complexo e multidisciplinar.

Neste contexto, e provida de uma experiência pioneira no ensino superior do design especializado em Portugal, a ESTAL lança, em Outubro de 2014, a primeira pós-graduação em Design de Marca em território nacional que pretende formar especialistas academicamente reconhecidos nas competências-chave desta área projectual.


Objectivos

. Conferir o perfil de competências de um designer de marca, capaz de responder adequadamente e eficazmente às necessidades projectuais das diferentes marcas-tipo nas suas dimensões de comunicação estratégica, bem como, a uma adequação criativa às aplicações próprias da natureza da marca, direcionadas à comunicação na sociedade contemporânea;

. Aprofundar conhecimentos conceptuais, estratégicos e técnicos orientados para aplicações criativas e originais no universo do design de marca na comunicação visual;

. Desenvolver capacidades reflexivas, estratégicas e metodológicas na criação do argumento visual na sua dimensão formal, semântica e funcional.

. Estreitar uma aproximação à prática profissional em contexto de trabalho real nas dimensões conceptuais, técnicas, de produção e interpessoais.


Plano de estudos

Os conteúdos programáticos desta pós-graduação estão direccionados para uma aprendizagem escalonada dos saberes projectuais afectos ao design identitário, design de marca, design tipográfico, design editorial, design de embalagem, design de espaços comerciais e design digital.

Desenvolvem-se através de unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e práticas em regime de contacto e de tutoria, integrando os temas fulcrais afectos maioritariamente ao design de marca (ferramentas operativas e objectos de comunicação) e ao desenvolvimento metodológico, ao domínio das tecnologias inerentes ao bom desenvolvimento do projecto de design de marca.

A pós-graduação em design de marca apresenta-se como um espaço de aprendizagem na especialização desta área de conhecimento, pretendendo agilizar competências na vertente programática, projectual, tecnológica e argumentativa.

A abordagem da metodologia projectual requer o cumprimento de cinco unidades de competência: 1. Investigação, Síntese e Conclusão – Planeamento estratégico; 2. Fundamentação Projectual – Definição do conceito e dos elementos gráficos; 3. Argumento Visual – Projecto; 4. Apresentação Argumentativa – Defesa do projecto.


Coordenação

Fabiana Costa


Docentes

M 01. Formatos e Grelhas: Fabiana Costa
M 02. Tipografia: Professor Jorge dos Reis
M 03. Forma e Cor: Arnaldo Costeira
M 04. Edição de Imagem – Photoshop: Luís Serra Santos
M 05. Produção fotográfica: Nelson Tondela
M 06. Edição de Fotografia e Enquadramentos: Arnaldo Costeira
M 07. Classificação de Marcas e Logótipos: Fabiana Costa
M 08. Kits e Manuais de Normas Gráficas: Fabiana Costa
M 09. Desenho Vectorial – Illustrator: Vasco Chaparro
M 10. Paginação Digital - Indesign: Sílvia Rala
M 11. Pensamento Estratégico: Fabiana Costa
M 12. História da Marca: Leonardo Springer
M 13. Branding: Sara Gancho
M 14. Marca, Sub-Marca e Extensão da Marca: Sara Gancho
M 15. Design de Marca I: Editorial: Fabiana Costa
M 16. Design de Marca II: Embalagem: Pedro Oliveira
M 17. Design de Marca III: Loja: Pedro Catarino
M 18. Design de Marca IV: Digital: a designar
M 19. Normas e Legislação: Leonardo Springer
M 20. Materiais e Tecnologias: Leonardo Springer
M 21. Tecnologias e Produção Gráfica: Arnaldo Costeira
M 22. Gestão do Design: Sara Gancho
M 23. Metodologia da Investigação: Inês Lopes


Destinatários

1. Designers graduados em Design de Comunicação Visual, Design, Multimédia e Produção dos Media, Marketing e Publicidade, Design Industrial ou de Equipamento, Arquitectos, que queiram desenvolver competências especializadas na área do design de Marca.

2. Profissionais activos na área do design, áreas criativas e tecnológicas, com curriculum assinalável que pretendam aprofundar ou desenvolver os seus conhecimentos nesta especialidade do design de marca, de modo a proporcionar mais-valias de oferta aos seus clientes.

3. Profissionais das áreas do Design e áreas criativas, artísticas e tecnológicas, com curriculum assinalável, que pretendam conhecer, adquirir e aprofundar conhecimentos consolidando a sua carreira no domínio das competências em comunicação visual e especialmente em design de marca.

4. Estudantes de Design de Comunicação, Design Gráfico, Design, Design Industrial, Design Intereactivo, Webdesign, Multimédia, Produção dos Média, Design de Equipamento, Arquitectura, que pretendam investir em formação especializada e pós-graduada.

5. Pessoas interessadas em Design de Marca ou profissionais que actuem na área da educação ou em áreas relacionadas ao Design de Marca, Design de Embalagem e Publicidade.

6. Ateliers de serviços de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam investir na formação especializada dos seus colaboradores.


Condições de acesso

Boletim de candidatura, Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte ou Cartão de Cidadão e duas fotografias tipo passe.

As candidaturas deverão dar entrada até 6 dias úteis antes do início do curso.

Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta do coordenador, após processo de avaliação documental.

A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção.

Data de divulgação da lista de inscritos_ 10 dias úteis antes da realização do curso.


Certificação

Os alunos com grau de licenciatura, que obtenham, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um diploma de aproveitamento e um certificado de conclusão, discriminando as notas por unidade curricular.

Os alunos sem grau de licenciatura, mas com um currículo assinalável e que obtenham, na média ponderada das classificações, nota igual ou superior a 10 (dez) valores e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de formação contínua, discriminando as notas por módulo.

Aos alunos que não se submetam à avaliação e que registem uma frequência superior a 65% das aulas, a ESTAL confere um certificado de frequência.

Na conclusão desta pós-graduação, se o aluno consumar 328 Horas de contacto obterá 52 ECTS, de acordo com a legislação em vigor. Se o aluno completar 376 Horas de contacto, que correspondem à soma das 328 Horas mais as 48 Horas de Metodologia da Investigação, obterá 60 ECTS, de acordo com a legislação em vigor.


Preço

_ Inscrição: € 120
_ Seguro Escolar: € 10


Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3420 (Prestação única_ até dia 22 de outubro de 2017_ 10% de desconto)

_ 2 x € 1805 = € 3610 (Primeira prestação até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de Fevereiro de 2018_ 5% de desconto)

_ 4 x € 950 = € 3800 (Primeira prestação_ até dia 22 de outubro de 2017, segunda prestação até dia 8 de dezembro de 2017, terceira prestação até dia 8 de abril de 2018 e última prestação até dia 8 de julho de 2018)

_ 10 x € 365 = € 4015 (Prestação mensal_ até dia 22 de outubro de 2017 a julho de 2018)