Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Pós-Graduação 01_ Ilustração

image

Curso ministrado em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa

Local

Universidade Autónoma de Lisboa, no Palácio dos Condes do Redondo, na Rua de Santa Marta nº 56.

Contactos:
AUTÓNOMA ACADEMY - Escola de Pós-Graduações
Tel.: (+351) 213 177 607
academy@autonoma.pt

Apresentação

A Pós-Graduação em Ilustração, com inspiração no programa de referência da SVA (School of Visual Arts) Illustration as Visual Essay, de Nova Iorque, e onde se formaram alguns dos nossos docentes.

O programa da ilustração artística insere-se na vanguarda da ilustração contemporânea que a define como ensaio visual: uma estrutura narrativa que está próxima da poesia, não descurando a simplicidade e a eficácia da comunicação. Um pensamento multidisciplinar que mistura técnicas tradicionais com novas tecnologias.

5 Motivos para escolher este curso
A mais-valia deste curso reside numa plataforma de vantagens e oportunidades, de onde se destaca o curriculum, singular e único em Portugal, construído para que os alunos respondam com grande motivação, num excelente apoio e ambiente de trabalho.
1. Possibilidade de trabalhar em Atelier Aberto, fora das horas lectivas, numa sala ampla e luminosa, exclusiva para os alunos de mestrado e no coração de Lisboa. As vertentes artística e científica entrelaçam-se, convivendo no mesmo espaço, beneficiando todos os alunos da complementaridade de experiências e metodologias.
2. Os docentes são artistas e profissionais com proeminente experiência nas diferentes áreas artísticas e o curso é enriquecido com seminários e/ou workshops a cargo de outros colegas de renome.
3. Os alunos terão a oportunidade de fazer algumas saídas de campo (desenho) tanto em Lisboa como em locais como Mértola, Gerês e até Berlengas.
4. Alguns dos módulos de formação serão acreditados, dando a possibilidade de equivalência a algumas unidades curriculares num Mestrado.
5. Será realizada uma exposição no fim do curso numa galeria ou museu em Lisboa.

Objectivos

. Capitalizar os conhecimentos base de Ilustração
. Desenvolver uma linguagem própria
. Redefinir conceitos de artista
. Dar a conhecer campos de fine art, ilustração e edição tradicional e digital
. Partilha de ideias e de conhecimentos
. Aumentar as competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo, jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e publicidade, entre outros.
. Preparar o aluno para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso enquanto comunicador visual.

Competências adquiridas

. Saber comunicar através da imagem
. Colocar a sua marca pessoal nos seus projectos
. Saber contar uma história visual
. Encarar problemas como desafios
. Conhecer e gerir a mudança de suportes
. Trabalhar em Ilustração de livros com idoneidade (literatura e poesia, científicos, ficção e outros).

Plano de estudos

Seminários/workshops
Docente_ vários

Ciclo de seminários e workshops com vários profissionais na área da ilustração que irão discutir as formas de fazer ilustração, fazendo a ponte entre o curso e o mercado de trabalho. Alguns convidados para seminários/workshops: Pedro Proença, Joanna Latka, António Jorge Gonçalves, André Letria, Danuta Wojciechowska, Filipe Melo, Gonçalo Viana, Pedro Zamith, Ana Romana, etc.

Projectos de Ilustração I
Docentes_ Mariana Viana e André da Loba

Realização de projectos de curta, média e longa duração em Ilustração, recolhendo e dinamizando a experiência anterior do aluno, sob a orientação de uma equipa multidisciplinar.
Desenvolvimento de uma série de imagens com carácter narrativo e de temas diversos implica a aplicação de conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas novos e multidisciplinares.

Projectos de Ilustração II
Docentes_ Mariana Viana e André da Loba

Segunda fase de Projectos Individuais com a consolidação do trabalho desenvolvido no primeiro semestre. A reafirmação das opções desenvolvidas e a construção de um acervo de trabalho final do 2.º Semestre.

Tecnologias da Ilustração I
Docentes_ Marco Correia; Inês Wijnhorst; Pedro Salgado

Primeira abordagem às técnicas tradicionais: grafite, aguada, tinta-da-china, gouache, aguarela, acrílicos, pós (carvão, grafite e pastel), lápis de cor, técnicas mistas.

Tecnologias da Ilustração II
Docentes_ Yara Kono

Noções básicas de utilização das ferramentas digitais: digitalização, adobe photoshop, adobe illustrator. Construção de um livro em formato analógico e digital.

História da Ilustração I
Docentes_ João Correia

A disciplina de História da Ilustração desenvolver-se-á no cruzamento das áreas da Cultura Visual e História da Arte, procurando estabelecer a evolução do recurso às diversas formas de linguagem visual aplicada na definição de métodos de formação, informação, ornamentação, recriação e propaganda através da imagem: A ilustração e a estrutura do livro; A Ilustração na idade da reprodução mecânica das imagens; A evolução das funções da imagem na edição ilustrada; Ilustração e Propaganda em Portugal na primeira metade do século XX; O lugar e o papel da ilustração no tempo presente; Imagens interditas e iconoclastia.

Psicologia da Criatividade
Docentes_ Nuno Rocha

Desenvolver a criatividade e as competências criativas;
- Cada participante deverá rever-se como ator de um processo criativo;
- Desenvolver uma narrativa coerente e organizada em torno da criatividade;
- Reconhecer as linguagens, métodos e técnicas dos criativos nas artes visuais e na ilustração;
- Produzir uma reflexão crítica em torno da criatividade e dos processos criativos;
- Interpretar, desenvolver e desenhar as pontes e os fatores comuns entre a criatividade e os processos criativos, a ilustração e as linguagens visuais;
- Lançar as bases para a investigação em criatividade;

Cultura e Critica Literária
Docente_ Luís Filipe Monteiro Lima

A escrita como fonte e complemento da ilustração. Formas da leitura e interpretação do texto escrito. Formas da escrita criativa. Estudo e análise crítica a exercícios de leitura e à criação de exercícios em texto. Conteúdos produzidos na forma de texto nesta UC poderão e deverão ser utilizados como base individual ou de grupo em projectos de ilustração.

Design Editorial
Docente_ Patrícia Proença

Desenvolver e explorar as múltiplas possibilidades de interacção entre texto e imagem; criação de grelhas que possibilitem uma maior agilidade para a exploração de interacções entre imagem e tipografia; experimentação de composições gráficas.

Gestão de Projectos Editoriais
Docente_ Duarte Azinheira

Introdução aos fundamentos da Gestão de Projetos Editoriais. Nesta unidade curricular pretende-se fornecer ao aluno as ferramentas necessárias à compreensão da problemática e complexidade da gestão das várias fases do processo de edição de publicações (editing do texto e revisão, design e paginação, impressão e distribuição).

Desenho de Campo I
Docentes_ Pedro Salgado, Marco Correia

Desenho em Diário Gráfico através de saídas para um local específico.

Desenho de Campo II
Docentes_ Pedro Salgado, Marco Correia

Desenho em Diário Gráfico através de saídas para um local específico.

Coordenação

Mariana Viana

DOCENTES

André da Loba_ Projecto Ilustração I e II
MFA - Master’s Degree Course in Illustration as Visual Essay, na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Pós-graduação em ilustração e Técnicas de Comunicação Visual, na Eina, em Barcelona. Licenciatura em Design Gráfico, na Universidade de Aveiro.
Artista e poeta relutante. Caminhante. Nasceu em Portugal. É ilustrador, animador, escultor, matemático, educador, e contador de histórias. O seu trabalho tem sido reconhecido, premiado e aclamado um pouco por todas as partes. Combina a curiosidade e a experimentação como constante meio de inspiração. As ruas também. Ilustra para varias publicações como o The New York Times, Time Magazine, The New Yorker e também ilustra livros infantis.

Duarte Azinheira_ Gestão de Projectos Editoriais
Doutora em História pela Universidade de Évora. Responsável pelas Actividades Culturais do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1999 e 2007, tendo aí leccionado, bem como na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. É Presidente-Fundadora da Associação de Defesa do Património de Lisboa – ADPLx, e investigadora do CIAUD da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro fundador da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP), e membro da Direcção do Directory of Scholars in European Studies, responsável pela publicação bi-anual da revista "2000: the European Journal”, em Roma.

Inez Wijnhorst_ Tecnologias da Ilustração I
Maassluis, Netherlands, 1967. Artista Plástica. Vive e trabalha em Lisboa desde 1990. Licenciada pela FBAUL, Portugal e pela Royal Superior School of Fine Arts em Hague, na Holanda.

João Correia_ História da Ilustração II
Arquitecto assessor do Ministério da Educação. Autor e Ilustrador de diversas Obras. Professor auxiliar convidado da Universidade Autónoma de Lisboa, regendo as cadeiras de História Geral da Arte, de Estética e Expressões da Arte e o Seminário de Arte Contemporânea. De 1996 à presente data dirige o Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.

Luís Filipe Monteiro Lima_ Cultura e Critica Literária
Doutor em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade nova de Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Professor universitário em cadeiras como Escrita Criativa, Teorias da Imagem e Tecnologias da Comunicação. Tradutor e autor de diversas obras.

Mariana Viana_ Coordenação; Projecto Ilustração I e II;
Doutorada (PhD) em Artes Visuais pela Universidade de Évora. MFA - Master’s Degree Course in Illustration as Visual Essay, na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Licenciatura em Graphic Design na Camberwell College of Arts, em Londres.
Concebeu e coordenou a Pós-Graduação de Ilustração do ISEC entre 2003 e 2004 e o Mestrado de Ilustração no ISEC/UÉ entre 2009 a 2015. Designer gráfica em diferentes empresas, entre as quais, a PPS, Project for Public Spaces, em Nova Iorque. Em regime de freelancer actuou como designer e ilustradora para instituições como o Museu Nacional de Arte Antiga e a Fundação Calouste Gulbenkian. Actualmente dedica-se à ilustração e a outros projectos artísticos.

Marco Correia_ Tecnologias da Ilustração I
Ilustrador Científico e Designer de Comunicação. Licenciado em Design de Comunicação, FBAUL, 1998. Professor com o título de Especialista. Especializou-se em ilustração científica, iniciando actividade no atelier de Pedro Salgado. Trabalha em regime freelancer, também no ensino/formação e educação ambiental. Professor de ilustração científica nos mestrados de ilustração do ISEC/UÉ, da ESAP-Guimarães e no CET de ilustração gráfica da ESAD-Caldas da Rainha. Membro da GNSI (Guild of Natural Science Illustrators) desde 1997 e sócio fundador do "Grupo do Risco", associação que tem vindo a desenvolver actividades na área do desenho de campo, através de expedições realizadas em áreas protegidas de Portugal e Brasil.

Nuno Rocha_ Psicologia da Criatividade
Formado em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa e fez estudos pós-graduados em Psicologia Analítica no Carl Gustav Jung Institute, em Zurique, e em Pedagogia no Emerson College, em Sussex, Inglaterra.
Foi bolseiro de investigação do Grupo de Ecologia Social do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e consultor e formador do projecto-piloto transnacional OEIL/Envol, apoiado pela União Europeia, no âmbito da definição de programas europeus associados ao intercâmbio de jovens.
Entre 1991 e 2014, foi docente no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, onde lecionou as disciplinas de Inovação e Criatividade, Teorias da Criatividade, Psicologia da Criatividade, entre outras.
Integra os quadros da Fundação CEBI desde 1990, como assessor da administração.
Nos últimos 20 anos tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e formação nos domínios em que as narrativas das Artes, da Psicologia e da Criatividade se cruzam.

Patrícia Proença_ Design Editorial
Licenciou-se com distinção em Design de Comunicação na Parsons School of Design, em Nova Iorque; Mestre em Comunicação e Artes pela FCSH-UNL. Trabalha em projectos editoriais e de identidade visual, concebendo o design de logótipos, livros, catálogos, cartazes, entre outros. Dedica parte do seu tempo a projectos artísticos e ao estudo da música. Leccionou cadeiras relacionadas com design gráfico na licenciatura em Design e Produção Gráfica no ISEC.

Pedro Salgado_ Tecnologias da ilustração I
Ilustrador Científico, Designer de comunicação. Mestrado em Comunicação Científica (Ilustração) pela University of California, Santa Cruz, EUA. Licenciado em Biologia (Biologia Marinha), Universidade de Lisboa. Especialista em ilustração ictiológica (peixes), reconhecido como ilustrador científico de prestígio internacional. Responsável desde o início da década de 90, pela formação de uma nova geração de ilustradores científicos em Portugal, vencedor do 1º prémio do Congresso Mundial de Comunicação Biomédica, nos EUA (1994), e o 2º lugar da 1ª edição do Prémio Internacional de Ilustração Científica, Portugal (2012), o 2º lugar da Glassberry Wine, para o melhor projecto de embalagem de vinho, entre outros.

Yara Kono_ Tecnologias da Ilustração II
Nasceu em São Paulo, Brasil. É ilustradora e designer gráfica.
Estudou Farmácia Bioquímica na Universidade Estadual Paulista (UNESP), mas já nas aulas de Citologia os seus desenhos eram os mais populares. Durante o curso, estagiou numa agência de publicidade e a ideia de seguir outro caminho que não o farmacêutico, talvez tenha nascido aí. Estudou Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte e foi bolseira no Centro de Design de Yamanashi, no Japão.
Hoje vive em Portugal e desde 2004 faz parte da equipa do Planeta Tangerina.
Venceu o Prémio Nacional de Ilustração em 2010 e o Prémio Bissaya Barreto em 2016. Entre as menções e seleções, destacam-se o Prémio Compostela, Nami Concours (Coreia do Sul) e Bologna Illustrators Exhibition.
Gosta de caminhar, cozinhar para os amigos e desenhar elefantes.

Destinatários

‏ Este programa é para pessoas com espírito aberto a diferentes abordagens, dispostos a redefinir-se e a reavaliar as suas competências de desenho e pintura suportadas na criatividade e na viagem da imaginação.
Candidatos que estejam dispostos a usar a ilustração e a sua capacidade de criar imagens por forma a comunicar em diferentes e inovadoras plataformas, desde as digitais às paredes de uma galeria. “As unidades curriculares são administradas na língua portuguesa, sendo pontualmente necessárias competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.”
Pessoas preferentemente com formação e/ou experiência em áreas artísticas.

Condições de acesso

. Boletim de Candidatura
. Portfólio digital (10 trabalhos mínimo e 20 máximo: diários gráficos, desenhos, fotografias, filmes, ou outros.)
. Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e duas fotografias tipo passe. . Os candidatos serão convocados para uma entrevista.
. Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta ao coordenador, após processo de avaliação documental e de entrevista. A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção

Nos casos dos Cursos terem sido obtidos no estrangeiro o Certificado de Habilitações terá que ser autenticado pelo Consulado Português no País de origem.

Número Máximo de Participantes_ 20 alunos


Prazos

Candidaturas
1.ª Fase: 1 de Julho a 10 de Agosto
2.ª Fase: 1 a 29 de Setembro

Entrevistas e análise de portfólios
1.ª Fase: 11 a 15 de Setembro
2.ª Fase: 25 a 29 de Setembro

Publicação da lista dos candidatos seriados
1.ª Fase: 18 a 22 de Setembro
2.ª Fase: 29 de Setembro

Inscrições
1.ª Fase: 22 a 29 de Setembro
2.ª Fase: 2 Outubro

Início das aulas
2 de Outubro

Preço

_ Valor: € 3900
_Candidatura: € 150
_Matrícula: € 150
_Seguro escolar € 20 euros
_Desconto antigos alunos UAL e ESTAL: 10% de desconto sobre o valor da propina

Nota:
O desconto de antigo aluno aplica-se a todos os que concluíram na UAL um ciclo de estudos conferente de grau. O acima exposto não abdica da consulta ao Regulamento de Matrículas, Inscrições e Propinas e do preçário em vigor na UAL.

Duração

O Curriculum corresponde a um ano de estudos com a duração (2 semestres), de 60 ECTS.
Primeiro semestre (15 semanas)_ 2 de Outubro de 2017 a 26 de Janeiro de 2018
Férias de Natal_ 23 de Dezembro de 2017 a 5 de Janeiro de 2018
Avaliações 1º semestre_ 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2018
Publicação das avaliações: 5 a 9 de Fevereiro de 2018
Segundo Semestre (15 semanas)_ 26 de Fevereiro a 22 de Junho de 2018
Férias da Páscoa_ 31 de Março a 8 de Abril de 2018
Avaliações 2º semestre_ 25 a 29 de Junho de 2018
Publicação das avaliações: 2 a 6 de Julho de 2018
Exposição Final_ Junho/Julho de 2018

Vídeo