Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Pós-Graduação 01_ Ilustração Artística

image

Curso ministrado em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa

Local

Universidade Autónoma de Lisboa, no Palácio dos Condes do Redondo, na Rua de Santa Marta nº 56.

Candidaturas abertas até 20 de Setembro.
Inicio das aulas a 9 de Outubro.

Contactos:
AUTÓNOMA ACADEMY - Escola de Pós-Graduações
Tel.: (+351) 213 177 607
academy@autonoma.pt

Apresentação

A Pós-Graduação é bifurcada em Ilustração Artística e Científica, com inspiração nos programas de referência da UCSC (University of California, Santa Cruz) e da SVA (School of Visual Arts) Illustration as Visual Essay da Cidade de Nova Iorque, nas respectivas vertentes e onde se formaram alguns dos nossos docentes.

O programa da ilustração artística insere-se na vanguarda da ilustração contemporânea que a define como ensaio visual. Um pensamento multidisciplinar que mistura técnicas tradicionais com novas tecnologias.

A ilustração científica contém na produção de imagens para a comunicação em ciência, um dos seus expoentes, exigindo sempre rigor e clareza, independentemente da adaptação a diferentes públicos. Distribui-se por áreas temáticas como a biologia, geologia, paleontologia, arqueologia, medicina, etnografia e outras.

5 Motivos para escolher este curso
A mais-valia deste curso reside numa plataforma de vantagens e oportunidades, de onde se destaca o curriculum, singular e único em Portugal, construído para que os alunos respondam com grande motivação, num excelente apoio e ambiente de trabalho.
1. Possibilidade de trabalhar em Atelier Aberto, fora das horas lectivas, numa sala ampla e luminosa, exclusiva para os alunos de mestrado e no coração de Lisboa. As vertentes artística e científica entrelaçam-se, convivendo no mesmo espaço, beneficiando todos os alunos da complementaridade de experiências e metodologias.
2. Os docentes são artistas e profissionais com proeminente experiência nas diferentes áreas artísticas e o curso é enriquecido com seminários e/ou workshops a cargo de outros colegas de renome.
3. Os alunos terão a oportunidade de fazer algumas saídas de campo (desenho) tanto em Lisboa como em locais como Mértola, Gerês e até Berlengas.
4. Alguns dos módulos de formação serão acreditados, dando a possibilidade de equivalência a algumas unidades curriculares num Mestrado.
5. Será realizada uma exposição no fim do curso numa galeria ou museu em Lisboa.

Objectivos

. Capitalizar os conhecimentos base de Ilustração
. Desenvolver uma linguagem própria
. Redefinir conceitos de artista
. Dar a conhecer campos de fine art, ilustração e edição tradicional e digital
. Partilha de ideias e de conhecimentos
. Aumentar as competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo, jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e publicidade, entre outros.
. Preparar o aluno para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso enquanto comunicador visual.

Competências adquiridas

. Saber comunicar através da imagem
. Colocar a sua marca pessoal nos seus projectos
. Saber contar uma história visual
. Encarar problemas como desafios
. Conhecer e gerir a mudança de suportes
. Trabalhar em Ilustração de livros com idoneidade (literatura e poesia, científicos, ficção e outros).

Plano de estudos

Seminários/workshops
Docente_ vários

Ciclo de seminários e workshops com vários profissionais na área da ilustração artística e científica que irão discutir as formas de fazer ilustração artística, científica, industrial, publicitária e editorial, fazendo a ponte entre o curso e o mercado de trabalho. Alguns convidados para seminários/workshops:
Pedro Proença, Joanna Latka, António Jorge Gonçalves, André Letria, José Miguel Ribeiro, João Paulo Cotrim, Catarina Sobral, Diana Marques, Danuta Wojciechowska, Guida Casella, Vilhena de Mendonça, Luís Quinta, Filipe Melo, etc.

Projectos de Ilustração I
Docentes_ Mariana Viana e André da Loba

Realização de projectos de curta, média e longa duração em Ilustração, recolhendo e dinamizando a experiência anterior do aluno, sob a orientação de uma equipa multidisciplinar.
Desenvolvimento de uma série de imagens com carácter narrativo e de temas diversos implica a aplicação de conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas novos e multidisciplinares.

Projectos de Ilustração II
Docentes_ Mariana Viana e André da Loba

Segunda fase de Projectos Individuais com a consolidação do trabalho desenvolvido no primeiro Semestre. A reafirmação das opções desenvolvidas e a construção de um acervo de trabalho final do 2º Semestre.

Tecnologias da Ilustração I
Docentes_ Marco Correia / Inez Wijnhorst

Primeira abordagem às técnicas tradicionais: grafite, aguada, tinta-da-china, gouache, aguarela, acrílicos, pós (carvão, grafite e pastel), lápis de cor, técnicas mistas.

Tecnologias da Ilustração II
Docentes_ Marco Correia / João Correia

Noções básicas de utilização das ferramentas digitais: digitalização, adobe photoshop, adobe illustrator. Animação em tablet.

História da Ilustração I
Docentes_ Miguel Figueira de Faria e Aline Gallasch-Hall de Beuvink

A disciplina de História da Ilustração I desenvolver-se-á no cruzamento das áreas da Cultura Visual e História da Arte, procurando estabelecer a evolução do recurso às diversas formas de linguagem visual aplicada na definição de métodos de formação, informação, ornamentação, recriação e propaganda através da imagem: A ilustração e a estrutura do livro; A Ilustração na idade da reprodução mecânica das imagens; A evolução das funções da imagem na edição ilustrada; A imagem na Ciência: as representações naturais - da simbologia à descrição; A tratadística do desenho de Vitruvio á enciclopédia de Diderot; O Desenho como ilustração de Expedições e Viagens; A Ilustração Medieval em Portugal.

História da Ilustração II
Docente_ João Correia

A disciplina de História da Ilustração I I dará continuidade a Ilustração I. Desenvolver-se-á no cruzamento das áreas da Cultura Visual e História da Arte: À descoberta da natureza; A imagem útil; Ilustração e edição no século XVIII; Funções da imagem na edição portuguesa dos séculos XIX e XX; Ilustração e Propaganda em Portugal na primeira metade do século XX; O lugar e o papel da ilustração no tempo presente; Imagens interditas e iconoclastia.

Cultura e Critica Literária
Docente_ Luís Filipe Monteiro Lima

A escrita como fonte e complemento da ilustração. Formas da leitura e interpretação do texto escrito. Formas da escrita criativa. Estudo e análise crítica a exercícios de leitura e à criação de exercícios em texto. Conteúdos produzidos na forma de texto nesta UC poderão e deverão ser utilizados como base individual ou de grupo em projectos de ilustração.

Design Editorial
Docente_ Patrícia Proença

Desenvolver e explorar as múltiplas possibilidades de interacção entre texto e imagem; criação de grelhas que possibilitem uma maior agilidade para a exploração de interacções entre imagem e tipografia; experimentação de composições gráficas.

Gestão de Projectos Editoriais
Docente_ Duarte Azinheira

Introdução aos fundamentos da Gestão de Projetos Editoriais. Nesta unidade curricular pretende-se fornecer ao aluno as ferramentas necessárias à compreensão da problemática e complexidade da gestão das várias fases do processo de edição de publicações (editing do texto e revisão, design e paginação, impressão e distribuição).

Desenho de Campo I
Docentes_ Pedro Salgado, Marco Correia

Desenho em Diário Gráfico através de saídas para um local específico.

Desenho de Campo II
Docentes_ Pedro Salgado, Marco Correia

Desenho em Diário Gráfico através de saídas para um local específico.

Coordenação

Mariana Viana

DOCENTES

André da Loba_ Projecto Ilustração Artística I e II
MFA - Master’s Degree Course in Illustration as Visual Essay, na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Pós-graduação em ilustração e Técnicas de Comunicação Visual, na Eina, em Barcelona. Licenciatura em Design Gráfico, na Universidade de Aveiro.
Artista e poeta relutante. Caminhante. Nasceu em Portugal. É ilustrador, animador, escultor, matemático, educador, e contador de histórias. O seu trabalho tem sido reconhecido, premiado e aclamado um pouco por todas as partes. Combina a curiosidade e a experimentação como constante meio de inspiração. As ruas também. Ilustra para varias publicações como o The New York Times, Time Magazine, The New Yorker e também ilustra livros infantis.

Aline Gallasch-Hall de Beuvink_ História da Ilustração I
Doutora em História pela Universidade de Évora. Responsável pelas Actividades Culturais do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1999 e 2007, tendo aí leccionado, bem como na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. É Presidente-Fundadora da Associação de Defesa do Património de Lisboa – ADPLx, e investigadora do CIAUD da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro fundador da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP), e membro da Direcção do Directory of Scholars in European Studies, responsável pela publicação bi-anual da revista "2000: the European Journal”, em Roma.

Inez Wijnhorst_ Tecnologias da Ilustração I
Maassluis, Netherlands, 1967. Artista Plástica. Vive e trabalha em Lisboa desde 1990. Licenciada pela FBAUL, Portugal e pela Royal Superior School of Fine Arts em Hague, na Holanda.

João Correia_ História da Ilustração II; Tecnologias de Ilustração II
Professor com o título de Especialista. Arquitecto assessor do Ministério da Educação. Autor e Ilustrador de diversas Obras realizadas de cinema de animação. Professor auxiliar convidado da Universidade Autónoma de Lisboa, regendo as cadeiras de História Geral da Arte, de Estética e Expressões da Arte e o Seminário de Arte Contemporânea. Foi fundador e director do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa, entre 1994 e 2014.

Mariana Viana_ Coordenação; Projecto Ilustração Artística I e II;
Doutorada (PhD) em Artes Visuais pela Universidade de Évora. MFA - Master’s Degree Course in Illustration as Visual Essay, na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Licenciatura em Graphic Design na Camberwell College of Arts, em Londres. Concebeu e coordenou a Pós-Graduação de Ilustração do ISEC entre 2003 e 2004 e o Mestrado de Ilustração no ISEC/UÉ entre 2009 a 2015. Designer gráfica em diferentes empresas, entre as quais, a PPS, Project for Public Spaces, em Nova Iorque. Em regime de freelancer actuou como designer e ilustradora para instituições como o Museu Nacional de Arte Antiga e a Fundação Calouste Gulbenkian. Actualmente dedica-se à ilustração e a outros projectos artísticos.

Marco Correia_ Tecnologias da Ilustração I e II; Saída de Campo I e II
Ilustrador Científico e Designer de Comunicação. Licenciado em Design de Comunicação, FBAUL, 1998. Professor com o título de Especialista. Especializou-se em ilustração científica, iniciando actividade no atelier de Pedro Salgado. Trabalha em regime freelancer, também no ensino/formação e educação ambiental. Professor de ilustração científica nos mestrados de ilustração do ISEC/UÉ, da ESAP-Guimarães e no CET de ilustração gráfica da ESAD-Caldas da Rainha. Membro da GNSI (Guild of Natural Science Illustrators) desde 1997 e sócio fundador do "Grupo do Risco", associação que tem vindo a desenvolver actividades na área do desenho de campo, através de expedições realizadas em áreas protegidas de Portugal e Brasil.

Miguel Figueira de Faria_ História da Ilustração I
Doutor em História da Arte, UP, Director do DHAH, Departamento de História, Artes e Humanidades da UAL, onde lecciona História da Arte. Autor de inúmeras publicações sobre ilustração, gravura, escultura, História da Arte, entre outros.

Patrícia Proença_ Design Editorial
Licenciou-se com distinção em Design de Comunicação na Parsons School of Design, em Nova Iorque; Mestre em Comunicação e Artes pela FCSH-UNL. Trabalha em projectos editoriais e de identidade visual, concebendo o design de logótipos, livros, catálogos, cartazes, entre outros. Dedica parte do seu tempo a projectos artísticos e ao estudo da música. Leccionou cadeiras relacionadas com design gráfico na licenciatura em Design e Produção Gráfica no ISEC.

Pedro Salgado_ Saída de Campo I e II
Formou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1984, e em Ilustração Científica na Universidade da California, em1990 (bolseiro Fulbright). Professor com o título de Especialista. Como freelancer, o seu trabalho tem ilustrado inúmeras publicações de divulgação científica, incluindo mais de uma centena de selos, CTT. Premiado a nível internacional em diversas ocasiões , incluindo o 1º lugar no World Congress of Biomedical Communication, nos EUA, em 1994.
Professor Especialista na FBAUL desde 2000. Com vasta experiência de ensino, lecionou as unidades curriculares de Ilustração Científica em 5 mestrados. Coordenador do Mestrado de Ilustração Científica do ISEC/UÉ. Orientador de mais de 30 de teses de mestrado, sendo responsável pelo aparecimento da nova geração de ilustradores científicos em Portugal. Fundador do Grupo do Risco.

Luís Filipe Monteiro Lima_ Cultura e Critica Literária
Doutor em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade nova de Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Professor universitário em cadeiras como Escrita Criativa, Teorias da Imagem e Tecnologias da Comunicação. Tradutor e autor de diversas obras.

Destinatários

‏Este programa é para pessoas com espírito aberto a diferentes abordagens, dispostos a redefinir-se e a reavaliar as suas competências de desenho e pintura suportadas na criatividade e na viagem da imaginação.
Candidatos que estejam dispostos a usar a ilustração e a sua capacidade de criar imagens por forma a comunicar em diferentes e inovadoras plataformas, desde as digitais às paredes de uma galeria.

Serão selecionados para a Pós-Graduação em Ilustração candidatos que demostrem capacidade para a realização do ciclo de estudos, numa das áreas de especialização. É requerida prática anterior do desenho, da fotografia, da ilustração, ou de outra actividade artísticas ou científica que possa ser considerada relevante, nomeadamente a titularidade de uma licenciatura ou equivalente legal na área das Artes Visuais, Design ou outras, complementada pela apresentação de um Portfólio que demostre a adequação do perfil e da experiência do candidato. É encorajada também a candidatura de alunos com formação em áreas científicas.

Condições de acesso

. Boletim de Candidatura
. Portfólio digital (10 trabalhos mínimo e 20 máximo: diários gráficos, desenhos, fotografias, filmes, ou outros.)
. Curriculum Vitae, certificados de habilitações académicas, fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do cartão de contribuinte e duas fotografias tipo passe. . Os candidatos serão convocados para uma entrevista.
. Os candidatos serão admitidos por decisão superior, sob proposta ao coordenador, após processo de avaliação documental e de entrevista. A inscrição deverá ser efectivada até uma semana após a saída dos resultados da selecção

Nos casos dos Cursos terem sido obtidos no estrangeiro o Certificado de Habilitações terá que ser autenticado pelo Consulado Português no País de origem.

Número Máximo de Participantes_ 20 alunos


Prazos

Candidaturas
1.ª Fase: 1 de Julho a 20 de Setembro
2.ª Fase: 20 de Setembro a 7 de Outubro
3.ª Fase: 7 de Outubro a 21 de Outubro

Entrevistas e análise de portfólios
1.ª Fase: 20 a 27 de Setembro
2.ª Fase: Até 7 de Outubro
3.ª Fase: Até 21 de Outubro

Publicação da lista dos candidatos seriados
1.ª Fase: 28 a 29 de Setembro
2.ª Fase: 8 de Outubro
3.ª Fase: 21 de Outubro

Inscrições
1.ª Fase: 2 a 6 de Outubro
2.ª Fase: 10 e 11 de Outubro
3.ª Fase: Até dia 21 de Outubro

Início das aulas
24 de Outubro

Preço

_ Valor: € 3900
_ Candidatura: € 150
_ Matrícula: € 150
_ Seguro Escolar: € 32,50

Modalidade de Pagamento

_ 1 x € 3510 Prestação única_ 10% de desconto
_ 9 x € 440 Prestação em 9 meses (Outubro a Junho)

Duração

O Curriculum corresponde a um ano de estudos com a duração (2 semestres), de 60 ECTS.
Primeiro semestre (15 semanas)_ 10 de Outubro de 2016 a 27 de Janeiro de 2017
Férias de Natal_ 19 de Dezembro de 2016 a 2 de Janeiro de 2017
Avaliações 1º semestre_ 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro 2017
Segundo Semestre (15 semanas)_ 20 de Fevereiro a 9 de Junho de 2017
Férias da Páscoa_ 10 a 21 de Abril de 2017
Avaliações 2º semestre_ 12 a 16 de Junho de 2017
Exposição Final_ 19 a 30 de Junho 2017

Vídeo