Linha Contacto: (+351) 213 964 086



ENTRE... e assista ao casting que é um espetáculo

16/01/2013

image

ENTRE... e assista ao casting que é um espetáculo

“Entre...” estreia esta quinta-feira no Teatro da Comuna. É uma peça de teatro e simultaneamente um exercício de alunos universitários. Dez raparigas competem num casting pelo lugar de atriz para o papel principal de um filme. Enfrentam um implacável realizador que as provoca, desconstruindo metodicamente as suas máscaras sem olhar a danos colaterais, enquanto um atarefado assistente se esforça para que tudo no casting funcione como planeado. As candidatas estão prontas. Mas será que estamos mesmo perante um casting?

Esta peça de “teatro performativo” é um exercício dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Performativas da ESTAL. O objetivo é “proporcionar uma situação tão próxima da realidade profissional quanto possível... a preparação para um mercado duro e intenso”, conta-nos Sylvie Rocha, professora da disciplina de “Criação de Espetáculo”, uma das duas disciplinas que no plano curricular da licenciatura suportam este espetáculo.

“Entre...” parte de uma peça de teatro, mas há também projeção em vídeo, aparatos técnicos operados em cena, “aproxima-se da performance” acrescenta a professora. Além de atores, os alunos são também autores, os criadores deste espetáculo, a peça não tem um autor: o autor é a turma, professora e alunos em conjunto. A produção e divulgação também está a cargo dos alunos. Tarefas de produção como encontrar um espaço, negociar condições, contactar a comunicação social... são efetuadas pela turma, com o suporte curricular da disciplina de “Produção”. “Hoje, é cada vez mais importante, para um ator, conhecer os mecanismos de produção; já não estamos num tempo em que ator simplesmente se enquadra numa estrutura que já está construída”, diz Júlio Martín professor da disciplina de “Produção”.

O ator a aluno João Pires explica o que pode motivar um espetador a querer ver esta peça: “... fala sobre um casting, que é um tema interessante, mas mais do que isso é uma reflexão sobre a realidade, sobre os jogos de poder que nós vivemos todos os dias, os “castings” que temos que enfrentar toda a nossa vida”!

A peça estará em cena no Teatro da Comuna, de 17 a 20 de Janeiro. Quinta a sábado das 21:30 às 22:45, domingo das 16 às 17:15.

Ficha artística:

Dramaturgia e encenação | Sylvie Rocha

Intérpretes | Alexandre Tavares; Anaísa Carpelho; Catarina Secca e Cruz; João Pires; Lara Santos; Leonor Aguiar Branco; Marina Ferreira; Marisa Matos; Paula Simão; Sofia Proença; Telma Oliveira.

Para reservas contactar:
917067517 | x4no_@hotmail.com