Linha Contacto: (+351) 213 964 086



A ESTAL, as tendências do mercado e a oferta formativa

27/01/2014

image

A ESTAL, as tendências do mercado e a oferta formativa

Enquanto seres humanos sentimos de forma inata o desejo de comunicar. E é dessa vontade instintiva que nasce o progresso, aliado aos desafios de uma sociedade em constante mudança, onde tudo acontece cada vez mais a um ritmo quase alucinante. Visando a integração neste Mundo de informação, principalmente e cada vez mais tecnológica, adquirimos “aparelhos” que encurtam a distância e relativizam o tempo entre nós e a informação que queremos adquirir. Emails são vistos e respondidos numa viagem de comboio, uma reunião por videoconferência acontece sem qualquer resistência entre Portugal e China, e as crianças entretêm-se a jogar enquanto aguardam a sua vez no dentista, tudo isto apenas com um telemóvel. Parece simples e de fácil acesso, porque é! Mas para tal, alguém pensou, desenvolveu e disponibilizou uma quantidade enorme de aplicações que nos servem das mais variadas maneiras, desde o homebanking, ao diagrama do metro e seus horários, tudo acessível à distância de um clique.

A ESTAL atenta às tendências e ao mercado, procurando sempre corresponder às necessidades contemporâneas, realizou, na passada quinta-feira, uma ESTALK dedicada ao design de aplicações para telemóvel, como forma de celebrar a abertura desta nova pós-graduação da ESTAL, com início a 6 de Março, exatamente, em Design de Apps Mobile.

Num mercado em crescimento as oportunidades são muitas, bem como a concorrência. Para fazer a diferença o designer de APPs deverá dotar-se de competências, não só em tecnologias móveis, da programação, do estudo da interatividade e do desenvolvimento de protótipos, mas também do design gráfico, da tipografia, da estruturação do layout e da ergonomia da informação.

O objetivo desta pós-graduação é dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam desenvolver novos aplicativos, produtos, serviços e sistemas interativos que permitam aos utilizadores uma experiência de usabilidade eficaz, cativante e gratificante.

Arnaldo Costeira, diretor geral da Media Edit, professor, formador e investigador em e-learning e ensino à distância, no Andragology/IGC e professor na ESTAL, assume a coordenação desta pós-graduação, que conta com um quadro de docentes de excelência e é destinada a todos que já tenham ou venham a adquirir formação e conhecimentos na área do design, informática, multimédia, sistemas interativos, produção dos media, bem como aos profissionais ativos nas áreas criativas e tecnológicas.