Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Módulo_ 15. Design do Livro

Pós-Graduação em Design Editorial

image

Apresentação

O módulo M15. Design de livro é de tipo teórico prático e propõe o desenvolvimento de um design editorial concreto de um livro. Numa primeira fase, neste módulo, realiza-se uma abordagem das tipologias de livros que se produzem, num enquadramento contextual das características e dos objectivos inerentes a cada tipologia, desde os livros de grande formato atrativos e luxuosos que se baseiam sobre tudo numa cuidada fotografia e uma tipografia destacada, até aos contos de ficção com uma grelha simples cuja prioridade é a legibilidade. Seguidamente, aborda-se as diferentes partes constituintes de um livro sendo elas; capas, páginas de frontispício, páginas preliminares (índice, introdução, etc.), corpo principal (seja texto ou imagens) e matérias finais (conteúdos, glossário, créditos, etc.). Aqui estabelece-se uma introdução para a metodologia no desenvolvimento do projeto a concretizar. As aulas evoluem numa perspectiva teórico-prática, em regime de contacto e tutoria, propondo, por um lado, uma atitude reflexiva sobre os trabalhos em análise e, por outro, uma atividade prática e exploratória dos modelos de intervenção abordados. As propostas individuais dos alunos são acompanhadas pelo professor, corrigidas e rectificadas numa construção conjunta e fundamentada do design do livro proposto.