Linha Contacto: (+351) 213 964 086



Módulo_ 09. Desenho Vectorial – Illustrator

Pós-Graduação em Design Editorial

image

Apresentação

O módulo M09. Desenho Vectorial – Illustrator é de tipo prático e apresenta-se como um espaço de aprendizagem no desenvolvimento das competências tecnológicas enquanto método e técnica de representação. A aprendizagem estabelece-se através da exposição de conteúdos programáticos afectos à ferramenta digital Adobe Illustrator e à exercitação desta ferramenta na criação dos imaginários vectoriais. O desenho Vectorial é utilizado na criação de logótipos, símbolos, marcas, pictogramas, ilustrações de design esquemático e modelações 3D, sendo um tipo de imagem que utiliza vectores matemáticos na sua descrição. Os ficheiros caracterizam-se por serem leves e não perderem qualidades nas suas ampliações. No contexto da Pós-Graduação em Design Editorial este módulo conta com
uma primeira parte de exposição de conteúdos programáticos e uma segunda para o desenvolvimento de desenhos vectoriais afectos ao projecto de design editorial com o módulo M15. O design do livro, nomeadamente, a criação de imagens vectoriais para um dicionário ilustrado.

Conteúdos tecnológicos
Adobe Illustrator.

1. Introdução à Imagem vectorial: 1.1. Definição de vector; 1.2. "vector image" vs "raster image"; 1.3. Conceito de path e de desenho vectorial; 1.4. Softwares. 2. Introdução ao desenho vectorial: 2.1. A estrutura e os atributos de um objecto; 2.2. Polígonos elementares ; 2.3. Conceito de composite path; 2.4. Curvas bézier: path e ponto; 2.5. Grupos de objectos; 2.6. Blocos de texto; 2.7. Importar imagens digitais; 2.8. Blends; 2.9. Layers e sobreposição de objectos; 2.10. Transformações: escala, rotação, distorção e inversão; 2.11. Aplicar fills e strokes; 3. Ferramentas e opções de visualização: 3.1. Modos de visualização; 3.2. Unidades de medida e utilização das réguas; 3.3. Utilização de guias; 3.4. Utilização de grelhas; 4. Técnicas: 4.1. Gestão das cores; 4.2. Aplicação e utilização de estilos; 4.3. Utilização de símbolos; 4.4. Criação de máscaras: "clip paths"; 4.5. Alinhamento e distribuição de elementos; 4.6. Simplificação dos paths; 4.7. Exportação para outros formatos; finalização de ficheiros.

COMPETÊNCIAS
GERAIS

Apreensão de noções estruturais teóricas, conhecimentos técnicos e metodologia projectual que permitam a materialização de soluções vi- suais, no âmbito das problemáticas inerentes à actividade do designer, através da dotação de conhecimentos fundamentais sobre o desenho vectorial.

ESPECÍFICAS
1. Compreender o vector enquanto base fundamental dos objectos visuais em design;
2. Dominar os instrumentos do software, enquanto ferramentas de expressão conceptual;
3. Desenvolver a capacidade de leitura dos objectos visuais componentes do design de
comunicação, de modo a proceder à sua manipulação (reprodução, alteração,
desconstrução, etc.);
4. Utilizar o desenho vectorial enquanto meio de produção criativa.